Logo O POVO+
Pelas dunas e áreas verdes
CIDADES

Pelas dunas e áreas verdes

Edição Impressa
Tipo Notícia

Tendo como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação das dunas da Cidade, o Fortaleza Pelas Dunas atua em parceria com outras entidades, a exemplo do Instituto Verdeluz e o Greenpeace Fortaleza. "Há cerca de um mês, fizemos a quarta limpeza e concluímos agora a retirada de 2 mil quilos de lixo; a próxima vai ser agora no fim de setembro. Nossas limpezas dão uma média de 70, 80 pessoas: são crianças, idosos, adultos, pessoas engajadas em movimentos sociais, pessoas que estavam passando na rua, moradores", explica o biólogo Gabriel Aguiar.

"Boa parte delas está abandonada pelo poder público e, segundo um relatório do Ibama, do começo desse ano, nós já perdemos 83% das dunas da Cidade. Então a gente está fazendo isso como forma de cuidar e mostrar para a população a importância desses espaços. Primeiro a gente limpa, depois faz uma trilha", acrescentou.

Já o trabalho de Ednai Araújo Lima, 60, é feito de maneira solitária no Parque Dois Irmãos. "Faço a limpeza da área verde, próxima à minha casa. Moro aqui há 32 anos e é sozinha mesmo", lamenta. Segundo ela, a iniciativa começou "por achar feio a rua suja e também por gostar muito da natureza", resume a dona de casa, que alerta para um descaso no local.

"Aqui tem área verde que serve mais de depósito de lixo. É muitíssimo difícil explicar que área verde é pra ficar limpa, mas as pessoas chamam de mato velho... Eu me considero PhD em meio ambiente, sozinha mesmo: lendo, assistindo comentários e programas científicos e, claro, praticando também", finalizou Ednai.

O que você achou desse conteúdo?