Logo O POVO+
Como o Estado controla queimadas e combate incêndios florestais
CIDADES

Como o Estado controla queimadas e combate incêndios florestais

Estratégias são coordenadas pelo Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna)
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna) atua como um comitê interinstitucional que cria diretrizes e políticas públicas associadas ao combate a incêndios florestais no Ceará.

Compõem esse comitê alguns órgãos estratégicos. Por exemplo, o responsável pelo monitoramento dos focos de calor é a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Já ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é atribuída a tarefa de capacitar e treinar agentes públicos, além de prevenir e combater incêndios florestais. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, é quem atende diretamente à demanda de incêndios no Estado.

Além disso, segundo Leonardo Borralho, coordenador do Previna e articulador das Unidades de Conservação estaduais, “um relatório diário de detecção de focos de calor nas unidades de conservação (estaduais) é realizado por meio de imagens de satélites georreferenciadas”. Também, de acordo com ele, é monitorada a previsão de chuva para auxiliar na extinção do fogo ou reduzir os fatores ambientais que favorecem a ocorrência dele”.

Atualmente, ainda conforme Borralho, “está em discussão uma minuta de decreto para estabelecimento de período emergencial de incêndios florestais no estado do Ceará”. Isso para que os esforços no controle de queimadas e de combate a incêndios florestais seja melhor direcionado.

O que você achou desse conteúdo?