Logo O POVO+
Suspeitas sobre origem de óleo recaem sobre 23 embarcações
CIDADES

Suspeitas sobre origem de óleo recaem sobre 23 embarcações

Edição Impressa
Tipo Notícia
Petróleo encontrado na areia da praia de Guajiru, em Trairi, no Ceará (Foto: THAIS HELENA / ACERVO CEARÃ. / TRAIRI)
Foto: THAIS HELENA / ACERVO CEARÃ. / TRAIRI Petróleo encontrado na areia da praia de Guajiru, em Trairi, no Ceará

As investigações sobre a origem do petróleo, que tiveram início em 2 de setembro, se concentram, na fase atual, em 23 embarcações suspeitas. O trabalho é conduzido por Marinha e Polícia Federal.

O cruzamento de informações, conforme apurou a reportagem, aponta que, na região investigada, havia embarcações de diversas origens. O trabalho passa por cruzar rotas mais usadas no transporte de petróleo e a direção que as toneladas de óleo tomaram até chegar às praias do Brasil.

A hipótese de que o petróleo lançado no mar brasileiro seja fruto de um naufrágio está praticamente descartada. Uma das linhas de investigações, segundo uma fonte, considera o tráfego de "navios fantasmas", embarcações criminosas de piratas que poderiam atuar no contrabando de petróleo.

O governo continua a tratar do tema com sigilo. Nesta quarta-feira, durante audiência na Câmara, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que, "ao que tudo indica, se trata de um navio estrangeiro", sem dar detalhes. (Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?