Logo O POVO+
Hospitais universitários discutem integração ao SUS
CIDADES

Hospitais universitários discutem integração ao SUS

Evento em Fortaleza discute gerenciamento de leitos, evitando superlotação e integrando as três esferas de governo. 33 hospitais universitários estão representados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FACHADA do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), em Fortaleza (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo FACHADA do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), em Fortaleza

A integração dos hospitais universitários ao Sistema Único de Saúde foi o principal ponto discutido no I Encontro de Regulação em Saúde da Rede Ebserh. "Os desafios são muitos. Estamos num cenário propício à integração das redes. Colocar o cidadão como chave, centro e propósito das ações é primordial, mesmo com os recursos escassos que temos de lidar", avalia Fábio Campelo, chefe nacional do Serviço de Regulação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

O papel dos hospitais de formação, como os da rede universitária, é o de formar profissionais para atuar no setores públicos e privados. A Ebserh, segundo Campelo, é contratada pelas instituições de ensino para fazer a gestão das unidades hospitalares e, segundo ele, "embora haja restrição que é comum a todo o Governo Federal, existe uma garantia de que vamos continuar a cumprir o nosso papel da maneira como tem de ser", diz.

João Marcelo Barreto Silva, coordenador geral de Regulação e Avaliação do Ministério da Saúde, ressalta que a integração da rede Ebserh ao SUS deve acontecer de forma a garantir uma qualidade no cuidado de fluxo coerente dos pacientes. "O que se vem buscando é aprimorar isso com os processos de contratualização mais eficientes, fluxos de pacientes melhor coordenados e esse evento deve contribuir para isso", avalia.

Em relação aos cortes anunciados pelo Governo Federal às universidades, o gestor pondera dois pontos. O primeiro diz respeito ao contingenciamento dos recursos humanos e de manutenção e o segundo, o que está na contratualização com o SUS. "É parte de uma pactuação entre as redes e gestores de saúde de cada município e estado. E estes recursos serão preservados", garante.

Representante da Secretaria Municipal de Saúde, a odontóloga Alessandra Pimentel explica que a Capital congrega o maior parque tecnológico na área da saúde do Estado, atraindo os casos mais complexos. Coordenadora de Regulação, Avaliação, Controle e Auditoria das Ações dos Serviços de Saúde de Fortaleza, ela destaca que o trabalho de articulação da rede promove o atendimento de serviços só existentes na rede de saúde universitária. "O trabalho de pesquisa aprimora o atendimento", destaca.

Rede

O Complexo Hospitalar da UFC faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais

O que você achou desse conteúdo?