Logo O POVO+
Congresso de Educação debate processos e políticas da avaliação
CIDADES

Congresso de Educação debate processos e políticas da avaliação

A programação continua até o sábado, 26. Estudantes e professores discutem educação pública
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A sexta edição do Congresso Nacional de Educação (Conedu) acontece no Centro de Eventos do Ceará (Foto: IZADORA PAULA)
Foto: IZADORA PAULA A sexta edição do Congresso Nacional de Educação (Conedu) acontece no Centro de Eventos do Ceará

A sexta edição do Congresso Nacional de Educação (Conedu) teve seu pontapé inicial nesta quinta-feira, 24, no Centro de Eventos do Ceará. Pela primeira vez em Fortaleza e sob o tema "Avaliação: Processos e Políticas", o encontro visa promover ações de caráter inovador e tecnológico, incentivando a produção acadêmica para a melhoria da qualidade da educação básica e superior no Brasil.

Para a professora Paula Castro, coordenadora geral do encontro, o principal objetivo é promover o diálogo entre os sujeitos presentes na educação."O evento promove a participação de professores e alunos, temos inclusive a categoria de estudante médio e técnico, que também podem participar. A ideia é que a gente consiga agregar aqui, nesses três dias, as teorias, as práticas, os diálogos de profissionais e de estudantes de diferentes segmentos. O entendimento é que só através desse diálogo entre diferentes sujeitos é que a gente consegue chegar a novas formas de pensar a educação pública no País", explica Paula.

Além da extensa programação de palestras, umas das ferramentas de interação propostas pelo evento é o espaço "Bate papo do Conedu", onde os palestrantes podem ficar mais à vontade para discutir com os participantes temáticas de pesquisa, o que vem sendo desenvolvido por eles para além do momento da palestra.

Sobre a temática específica desta edição, a coordenadora explica que há uma conexão com o atual momento político. Segundo ela, é importante a construção de discussões que sejam relevantes, para que as pessoas sejam mobilizadas a pensar a mudança para a educação no Brasil.

"Trouxemos a temática de avaliação, pois é ela que gera os índices da nossa educação nacional, e isso é uma temática que precisa ser pensada no sentido de resistência, de que você pode fazer mudanças na sua prática docente e isso se reflete na avaliação. E a gente poder debater qual o tipo de avaliação que a gente precisa no País no momento, que vá valorizar as práticas docentes, é uma discussão cara. A gente não consegue, ainda, afinar uma forma de pensar uma avaliação no Brasil que valorize o tempo de aprendizagem e as práticas docentes" analisou.

A temática também influenciou a escolha da sede do Congresso, dadas as avaliações positivas da educação no Estado do Ceará. "A gente tem aqui resultados educacionais. Mas não só isso, temos práticas muito eficazes e eficientes que podem modificar a forma de atuar numa escola pública", evidencia Paula Castro. Segundo ela, não à toa todas as edições anteriores do Conedu foram realizadas no Nordeste, seguindo a ideia de concentrar eventos desta natureza na região para que o resto do Brasil perceba as experiência exitosas desenvolvidas.

Leia também: Startup cearense alia educação à tecnologia e hoje tem mais um milhão de usuários

TV O POVO

Em parceria com o Canal Futura, a TV O POVO está dando apoio institucional ao Conedu, que acontece em sua sexta edição na cidade de Fortaleza.

O que você achou desse conteúdo?