Logo O POVO+
Metade da avenida Duque de Caxias já está com um sentido só
CIDADES

Metade da avenida Duque de Caxias já está com um sentido só

Quatro linhas de ônibus terão itinerários alterados em Fortaleza a partir desta terça-feira, 29. Outras nove já tiveram seus trajetos modificados na última semana por conta da mudança na avenida
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
TRECHO DA AVENIDA Duque de Caxias já funciona apenas no sentido Aldeota-Centro (Foto: MAURI MELO/O POVO)
Foto: MAURI MELO/O POVO TRECHO DA AVENIDA Duque de Caxias já funciona apenas no sentido Aldeota-Centro

A segunda parte de mudanças para implantação do “trinário” que envolve a avenida Duque de Caxias, ruas Meton de Alencar e Clarindo de Queiroz, em Fortaleza, passa a valer a partir desta terça-feira, 29. O sentido único Aldeota-Centro na avenida será estendido um pouco mais nessa próxima etapa. Agora a via ganha sentido único da rua Major Facundo até a avenida Padre Ibiapina.

Com a mudança. mais quatro linhas de ônibus serão levadas para corredor exclusivo na rua Meton de Alencar. Esta rua e a Clarindo de Queiroz também estão aptas a receber o fluxo de veículos particulares, com sentido Centro-Aldeota.

Comunidade com mapa em site da AMC.
Comunidade com mapa em site da AMC. (Foto: Divulgação)

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) prevê sinalizar as ruas a partir das 20 horas desta segunda. Para isso, o órgão confirma dispor de agentes de trânsito para orientar os condutores ao passarem pelo local. Cerca de 60 mil veículos trafegam na região, aproximadamente 300 mil usuários serão impactados com as mudanças. Devido a esse fluxo, as alterações ocorrem gradativamente.

Raimundo Rodrigues, coordenador de operações da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), destaca as ações para orientação dos condutores. “Estamos colocando cartazes em todos os ônibus com linhas modificadas. Junto a isso, também estamos sinalizando nos pontos que estão deixando de ser utilizados. Além de ter uma equipe na avenida Duque de Caxias informando aos usuários sobre as linhas levadas para a Meton de Alencar.”

As linhas com trajetos transferidos nesta segunda etapa de modificações são: 077- Parangaba/ Mucuripe; 177 - Parangaba/ Mucuripe; 504 - av. Treze de Maio/ Rodoviária II; e 703 - Paupina/ Pici. Além dessas alterações, nove outras forma feitas desde a semana passada. São elas: 753 - Cidade/ Sargento Hermínio; 762 - Caça e Pesca/ Centro/ IE; 026 - Antônio Bezerra/ Messejana; 028 - Antônio Bezerra/ Papicu; 098 - Expresso/ Antônio Bezerra/ Papicu; 670 - Sítio São João/ Centro; 713 - Santos Dumont/ Perimetral; 725 - Parque Santa Maria/ Liceu; e 728- José Walter/ Centro.

A técnica em enfermagem Rosângela Rosa, 36, acredita que o fluxo de veículos no local vai ficar “bem diferente”. A mulher estuda nas proximidades da avenida Duque de Caxias e sente certa dificuldade para entender as alterações. “Está meio confuso para os motoristas. Até se acostumar, vai ser ruim. Mas depois, acredito que não. Mudanças têm de acontecer.”

Quem também ainda sente dificuldades para se situar é o entregador Misael Pereira, 55. “Estou perdendo um pouco mais de tempo devido às obras.” A expectativa do condutor, que nesta segunda-feira, 28, trafegava no entorno do Centro, é que o fluxo de veículos fique melhor ordenado após a finalização das intervenções nas vias.

Frente às muitas alterações, a gerente da AMC, Juliana Coelho, pede a ajuda da população para cada um fazer a sua parte e perceber mais rápido os benefícios. O coordenador de operações da Etufor também pede calma aos usuários do transporte coletivo pelo menos até a instalação completa da via exclusiva de ônibus na rua Meton de Alencar, previsto para o fim da primeira semana de novembro. “Vai ter um ganho porque terá uma faixa exclusiva. Dará muito agilidade naquele trecho, uma fluidez maior ao transporte”, projeta o especialista.

O projeto trinário implanta sentido único na avenida Duque de Caxias em cinco etapas. Além das duas já citadas, a próxima está prevista para ser implementada em 31 de outubro, próxima quinta-feira. O sentido único será ampliado desde a rua Major Facundo até a avenida Dom Manuel.

A quarta etapa, prevista para 5 de novembro, compreenderá expansão da via única da Dom Manuel à rua Nogueira Acioly. No dia 7, a última etapa irá alterar a avenida Pe. Ibiapina. O fluxo ficará unicamente no sentido praia -sertão entre a avenida Duque de Caxias e a avenida Bezerra de Menezes. A mudança prevista é a retirada da possibilidade de conversão à esquerda de quem vinha da Bezerra para a Ibiapina.

As intervenções são para instalar 3,3 km de nova estrutura cicloviária, faixa elevada para pedestres, além de mais de 50 equipamentos semafórico para atender a demanda. Quem deve ter o maior corredor exclusivo implantado será o usuário de ônibus. Ao todo, 3,6 km de faixas nas principais vias com intervenções.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 28-10-2019: Orientadores de Trânsito Via Livre na avenida Santos Dumont. Obras nas avenidas Santos Dumont, requalificação da avenida Beira Mar e avenida Duque de Caxias, causam transtornos para população de Fortaleza. (Foto: Mauri Melo/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 28-10-2019: Orientadores de Trânsito Via Livre na avenida Santos Dumont. Obras nas avenidas Santos Dumont, requalificação da avenida Beira Mar e avenida Duque de Caxias, causam transtornos para população de Fortaleza. (Foto: Mauri Melo/O POVO)

Motoristas e usuários de ônibus sentem impacto de obras de estação na Santos Dumont

Após início da obra da estação Nunes Valente da linha leste do metrô de Fortaleza, no último domingo, na avenida Santos Dumont, motoristas e usuários de transporte público enfrentaram trânsito lento ontem. O POVO esteve no local no início da manhã e observou engarrafamento por pelo menos quatro quarteirões da avenida, além de impacto em vias secundárias, como as ruas Joaquim Nabuco e Silva Paulet. A construção da estação é entre as ruas Tibúrcio Cavalcante e Nunes Valente.

A dona de casa Silvana Vasconcelos, 45, disse que foi surpreendida pela reforma e já estava há pelo menos 50 minutos em um trajeto que normalmente gasta 20. “Eu não sabia de nada, não deu nem para me programar e sair mais cedo de casa”, lamentou.

A busca por outros modais é uma solução encontrada por Joubert Arraes, 42. Ele conta que dificilmente usa carro particular para realizar seus deslocamentos diários, mas ontem resolveu pegar o carro de sua mãe emprestado. “Eu já estou desistindo, seria muito melhor se tivesse vindo a pé ou de bicicleta”, garantiu.

Além de impactar motoristas individuais, 26 rotas de ônibus foram alteradas devido à mudança, de acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Passageiros que descem na parada de ônibus na avenida Santos Dumont, entre as ruas Joaquim Nabuco e Tibúrcio Cavalcante, precisam agora desembarcar na rua Torres Câmara, via paralela a dois quarteirões da avenida.

Após a conclusão das obras da linha leste, prevista para 2022 de acordo com a secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), uma média de 150 mil passageiros poderão se deslocar entre o Centro e o Papicu com tempo de viagem de 15 minutos. A iniciativa ainda garantirá a integração da linha leste com a linha sul do metrô, no Centro, e com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe e o Terminal do Papicu.

Alça da avenida Engenheiro Santana Júnior segue interditada

A alça sul da avenida Engenheiro Santana Júnior segue bloqueada desde o sábado, 26, para viabilizar obras de drenagem. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) dão suporte operacional à intervenção, que continuará até quarta-feira, 30. A interdição faz parte da obra do binário da Santos Dumont.

Os condutores que costumam seguir da avenida Santos Dumont para a alça da avenida Engenheiro Santana, com destino ao Terminal do Papicu e a avenida Dom Luís, devem fazer desvio utilizando as ruas Valdetário Mota e Bento Albuquerque.

Conforme orienta o chefe de operações da AMC, Wellington Cartaxo, para acessar a avenida Engenheiro Santana Júnior, os condutores devem seguir em frente na avenida Santos Dumont, dobrar à direita na rua Valdetário Mota e novamente à direita na rua Bento Albuquerque. Da rua Bento Albuquerque, o motorista já terá acesso à avenida Engenheiro Santana Junior. Se seguir em frente, poderá pegar a avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa).

 

O que você achou desse conteúdo?