Logo O POVO+
Obras no viaduto da Raul Barbosa e drenagem na Alberto Craveiro estão em 35%
CIDADES

Obras no viaduto da Raul Barbosa e drenagem na Alberto Craveiro estão em 35%

Seinf espera concluir as intervenções em maio de 2020; titular da Pasta diz que obras seguem o cronograma
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA-CE, BRASIL, 29-10-2019: Obras de duplicação do Viaduto que liga a Avenida Raul Barbosa e a Av. Alberto Craveiro e da drenagem da Avenida Alberto Craveiro. (Foto: Júlio Caesar/O Povo) (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR FORTALEZA-CE, BRASIL, 29-10-2019: Obras de duplicação do Viaduto que liga a Avenida Raul Barbosa e a Av. Alberto Craveiro e da drenagem da Avenida Alberto Craveiro. (Foto: Júlio Caesar/O Povo)

Iniciadas em maio deste ano, as obras de duplicação no viaduto da avenida Raul Barbosa e de drenagem na avenida Alberto Craveiro, em Fortaleza, estão 35% concluídas. No primeiro local já foram feitos os pilares de sustentação e as fundações do novo equipamento, construídos ao lado do já existente sobre a BR-116. Atualmente, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) realiza os serviços de içamento das vigas do novo viaduto.

Manuela Nogueira, titular da Seinf, espera colocá-las até esta quarta-feira, 30. Depois disso, será feito um preenchimento dos espaços, justamente por onde os carros devem passar. Paralelamente, há homens trabalhando nas alças do viaduto. Nessa etapa, as interferências são feitas no lado direito da estrutura, sentido Fortaleza-Sertão.

O POVO esteve no local na tarde de ontem para verificar a situação da região. Quem passava por baixo do viaduto da BR-116, em ambos os sentidos, não sentia dificuldade de trafegar. A situação era diferente para quem saía da av. Alberto Craveiro com sentido à av. Raul Barbosa. Se complicou ainda mais devido a um caminhão baú que teve pane elétrica justamente próximo de onde está sendo construída uma das novas alças do novo viaduto.

"A obra é justamente para melhorar dois pontos críticos. O do trânsito, onde tinha um estrangulamento. O outro é o do alagamento histórico, que atrapalha tanto quem trafega diariamente como todas as pessoas que querem acessar à área da cidade", projeta Manuela. Ela afirma que as intervenções ocorrem dentro do prazo estipulado. A expectativa é entregar até maio do próximo ano.

As obras consistem na duplicação do viaduto existente sobre a BR-116, que liga as avenidas Raul Barbosa e Alberto Craveiro, próximo ao Makro. Atualmente, o equipamento possui quatro faixas de tráfego, com duas faixas por sentido. Com as intervenções, o local contará com oito faixas de tráfego, sendo quatro por sentido, além de ciclofaixa bidirecional e nova iluminação.

A av. Alberto Craveiro também ganha nova galeria de drenagem e a elevação da pista para o escoamento da água em direção ao riacho Martinho. A principal via de acesso à Arena Castelão também passará por obras de requalificação com a instalação de novas paradas de ônibus, construção de calçadas, ciclovia e pavimentação asfáltica.

Os recursos investidos estão na ordem dos R$ 20 milhões, liberados pela Caixa Econômica Federal. A expectativa é de que, após as intervenções, aumente a fluidez naquele cruzamento que faz a ligação de importantes pontos de acesso da cidade, como o Aeroporto Internacional Pinto Martins e a Arena Castelão.

O que você achou desse conteúdo?