André Luis da Costa, o ‘Andrezinho da Baixada', foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira, 31, em São Paulo. André é acusado de matar no Ceará Rogério Jeremias de Simone, o ‘Gegê do Mangue',
e Fabiano Alves de Souza, o ‘Paca'. Gegê e Paca eram líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e foram mortos em fevereiro de 2018, em Aquiraz, município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
A Delegacia de Repressão a Drogas de São Paulo, com apoio da Delegacia de Repressão a Drogas do Ceará, cumpriu o mandado de prisão preventiva na cidade paulista de Praia Grande.
O preso foi conduzido para a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, onde também foi autuado em fl agrante delito por uso de documento falso.
No ano passado, Andrezinho da Baixada chegou a se apresentar em outubro, mas
foi liberado por conta da lei eleitoral e voltou a fugir.
Este ano, a PF prendeu dois homens que são integrantes da facção criminosa e teriam participado dos assassinatos de Gegê e Paca. Carlenilto Pereira Malta, 39, cearense natural de Mombaça, foi capturado em Aracaju (Sergipe), em abril. Em janeiro, foi preso Jefte Fereira dos Santos na Baixada Santista (São Paulo).
Ele teria participado da trama, organizando a hospedagem para os criminosos.
Felipe Ramos Morais, 32, piloto do helicóptero que teria levado as vítimas para a clareira próxima a uma tribo indígena, onde foram executadas, está preso desde maio de 2018. Ele estava escondido emum balneário de Caldas Novas, no interior de Goiás, e está encarcerado na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS). Em depoimentos, ele nega ter feito parte do plano.
As mortes de Gegê e Paca foram decididas por ala do PCC ligada a Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho. No PCC, Fuminho é um dos articuladores do tráfico de armas e drogas nas fronteiras do Brasil com países como Bolívia, Colômbia e Paraguai.O grupo teria visto indícios deque os dois chefes estariamdesviando dinheiro da organização criminosa. Eles passavam temporadas num condomínio de luxo em Aquiraz.
Entre os réus foragidos estão Maria Jussara da Conceição Ferreira Santos (mãe de Jefte) e
Erick Machado Santos (Neguinho Rick da Baixada). Também são procurados Tiago Lourenço
de Sá de Lima (Tiririca, também cearense), Ronaldo Pereira Costa e Renato Oliveira Mota .
Arthur Ramos, 70 anos – Por uma cultura de tolerância.
Quando: nesta sexta, 1º
Horário:, das 8h30min às 17 horas
Onde: Casa José de Alencar (av. Washington Soares, 6055, Bairro José de Alencar)
Informações: 3229.1898
Programação do Mês da Consciência Negra
Onde: Praça do Ferreira
12 horas - Abertura com Grupo Tambores de Safo pela Praça do Ferreira
12h30min - Vivência Poética Transpassada (Stefanny Mendes/ Pólo Trans e Jorge Costa / Gueto Queen)
13h - Eduardo Africano / Foyer
13h20min - Maya Maravilha
13h40min - Eduardo Show da Vida
14 horas - Show “O Cheiro do Queijo” / Abu da Pereba
14h40min - Performance Sogênio Com Wenner Mesquita
15 horas - Alvoroço – Nóis de Teatro e Convidadas Condução: Kelly Enne Saldanha e Nayana Santos. Convidadas: Samara Barros, Ma Njanu, Taynara Nádia, Maria Micinete, Pâmela Souto, Jéssica Teixeira e Isadora Teixeira
17 horas - Lançamento da campanha Ceará Sem Racismo
17h40min - Festa Boomboomblack