Logo O POVO+
Seis tartarugas e mais de 40 peixes são encontrados mortos
CIDADES

Seis tartarugas e mais de 40 peixes são encontrados mortos

Trairi. Litoral do Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia
DESASTRE AMBIENTAL NO NORDESTE. Seis tartarugas encontradas mortos na praia da Emboaca, no município de Trairi, no litoral Oeste do Ceará. 1/11/2019. Crédito: Célio Ribeiro / Projeto Rizima de Educação Ambiental. (Foto: Célio Ribeiro / Projeto Rizima de Educação Ambiental)
Foto: Célio Ribeiro / Projeto Rizima de Educação Ambiental DESASTRE AMBIENTAL NO NORDESTE. Seis tartarugas encontradas mortos na praia da Emboaca, no município de Trairi, no litoral Oeste do Ceará. 1/11/2019. Crédito: Célio Ribeiro / Projeto Rizima de Educação Ambiental.

Seis tartarugas verdes e mais de 40 peixes foram encontrados mortos, nesta sexta-feira, 1º, na praia da Emboaca, em Tariri, município do litoral Oeste do Ceará, distante 126,5 km de Fortaleza. O registro foi feito pelo biólogo Célio Alves Ribeiro e pelo professor de ciência Francisco Bonifácio, do Projeto Rizomas de Educomunicação e Educação Ambiental da Escola de Ensino Médio Padre Rodolfo.

Os dois foram alertados pelo pescador Francisco Washington Oliveira de Sousa, 29, sobre a presença dos animais mortos na praia. De acordo com Célio Ribeiro, o encalhe ocorreu há alguns dias por causa do estado de decomposição e a rigidez dos corpos dos animais marinhos. "O que chama atenção é a grande quantidade no encalhe", disse o biólogo.

Em setembro último, segundo Célio Ribeiro e relato de viajantes ouvidos pelo O POVO, Trairi registrou a chegada do petróleo cru. Duas tartarugas já haviam encalhado nas praias dali com indícios de óleo. "Nossas comunidades litorâneas, com certeza, ainda sofrerão mais consequências no futuro", afirma o biólogo.

De acordo com o pescador, pesquisadores do Instituto de Ciência do Mar da UFC (Labomar) estiveram no local do encalhe colhendo imagens e fazendo medições. "Levei até lá. Não tiraram pedaços dos bichos porque estão muito podres, mas tinha piche ao redor deles", constatou Washington.

De acordo com o boletim de "Fauna Atingida" do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pelos menos "110 animais foram resgatados oleados". Ontem, em Sergipe, foi regatado um cágado vivo com petróleo cru no corpo.

Até agora, segundo dados do site do Ibama, 81 animais morreram em decorrência da mancha de óleo que se desloca pelos nove estados do Nordeste. Mas os dados não são precisos. De acordo com levantamento do Instituto Verdeluz, 52 tartarugas encalharam somente no Ceará desde 30/8. Dessas, 44 morreram e oito estavam vivas. Onze das mortas tinham marca de óleo, segundo o Verdeluz. E duas vivas, também. Pelo site do Ibama, apenas dez teriam morrido no litoral cearense. (Demitri Túlio)

O que você achou desse conteúdo?