Logo O POVO+
Manchas de óleo chegam às grutas do Fortim no final de semana
CIDADES

Manchas de óleo chegam às grutas do Fortim no final de semana

Ponto turístico está fechado para visitação. Informações dos órgãos federais são desencontradas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
BOIAS DE PROTEÇÃO foram instaladas em Fortim para tentar impedir avanço do óleo em área de mangue (Foto: Leitor via whatsapp)
Foto: Leitor via whatsapp BOIAS DE PROTEÇÃO foram instaladas em Fortim para tentar impedir avanço do óleo em área de mangue

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fortim identificou a ocorrência de óleo no fim de semana, na praia de Pontal de Maceió. Uma parte da foz do rio Jaguaribe teve, também no fim de semana, uma boia de contenção instalada por uma empresa privada, contratada pelo Governo do Estado para tentar impedir o avanço do óleo na área de mangue da região. Hoje ou amanhã devem ser instaladas mais boias no local. O equipamento consiste em uma rede de malha fina de nylon, estabilizada no mar por meio de correntes de aço, e com capacidade de reter o óleo sem no entanto prender os peixes e outros seres marinhos.

A região das grutas, ponto turístico da praia de Pontal, acabou sendo interditada, com visitação pública proibida até que as ações de limpeza no local consigam remover totalmente as manchas que se incrustaram nas pedras. A remoção do resíduo nesse tipo de superfície precisa ser feita de forma manual, com o uso de escovas, o que torna o processo mais demorado. Para conservar a estrutura natural, não pode ser utilizado jato sob pressão, produtos químicos ou água quente. O processo ainda sofre interrupções periódicas por causa das marés. "Temos apenas quatro horas de maré baixa para fazer a limpeza, o que reduz bastante nossa capacidade, sem contar com o acesso ao local, que é um pouco difícil. Estamos trabalhando intensamente para deixar a praia limpa de novo, pois a população de Fortim vive em função do mangue, do rio e do turismo, e precisamos assegurar a preservação desses recursos", afirma João Paulo Lima, fiscal de meio ambiente da Prefeitura.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou um levantamento atualizado no domingo, 3, que havia apontado a ocorrência nas praias de Sabiaguaba e do Futuro, em Fortaleza, além de Paracuru e Lagoinha, em Paraipaba - no entanto, as datas de avistamento das manchas ainda eram dos meses de setembro e outubro. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) afirmou não haver atualmente registro de manchas nos locais.

Em Pontal de Maceió, o avistamento do Ibama se referia a setembro, mas a praia sofreu outras aparições das manchas após a data - a reportagem do O POVO esteve no município um dia após o recolhimento de uma tonelada dos resíduos, no dia 25 de outubro, e observou o material que havia sido retirado da praia. Apesar da ocorrência de óleo em Fortim no final de semana, o Ministério do Turismo chegou a afirmar ontem que não havia mais poluição por óleo nas praias do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Hoje vai acontecer mais uma reunião do Grupo de Trabalho de combate à mancha de óleo, sob coordenação da Casa Civil do Governo do Estado, Ibama e Marinha, ocasião na qual serão discutidas as próximas providências que serão tomadas, assim como a chegada dos navios da Marinha ao estado, prevista para acontecer na semana que vem.

Este conteúdo exclusivo para assinantes está temporariamente disponível a todos os leitores

Crime

O governo notificou ontem a empresa grega proprietária da embarcação Boubolina, suspeita de ser a responsável pelo vazamento de óleo

 

O que você achou desse conteúdo?