Logo O POVO+
67,9% das cidades litorâneas nordestinas foram atingidas pelo vazamento de óleo
CIDADES

67,9% das cidades litorâneas nordestinas foram atingidas pelo vazamento de óleo

Edição Impressa
Tipo Notícia
Fragmentos de óleo encontrados na praia de Guriri, em São Mateus, no Espírito Santo (Foto: Divulgação / Marinha)
Foto: Divulgação / Marinha Fragmentos de óleo encontrados na praia de Guriri, em São Mateus, no Espírito Santo

O número de localidades do Nordeste atingidas por óleo chegou a 409, segundo balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na quinta-feira, 7. Ao todo, ao menos 104 municípios de todos os nove Estados do Nordeste foram afetados por fragmentos ou manchas de petróleo cru desde 30 de agosto.

Segundo o Ministério da Saúde, o Nordeste tem 153 municípios litorâneos, o que significa que o óleo chegou a ao menos 67,9% das cidades da costa da região.

O balanço do Ibama indica, também, que apenas 166 das 409 localidades atingidas estão "limpas", isto é, sem vestígios ou manchas. Dentre as que ainda têm óleo, estão a Praia do Japaratinga e a Foz do Rio Manguba, em Alagoas, e a Ilha de Comandatuba e a Costa do Sauípe, na Bahia.

Por Estado, as 243 localidades ainda oleadas se distribuem da seguinte forma: Bahia (100), Alagoas (45), Sergipe (34), Pernambuco (26), Rio Grande do Norte (21), Ceará (11), Maranhão (3), Paraíba (2) e Piauí (1).

Em relação à fauna, ao menos 128 animais oleados foram identificados pelo Ibama. Os dados se referem especialmente a tartarugas marinhas (89) e aves (25).

Pesquisadores apontam que o petróleo também foi encontrado no organismo de animais diversos, como mariscos e peixes. Eles também ressaltam que o impacto ambiental do óleo pode persistir por décadas.

A primeira mancha de óleo foi oficialmente identificada em 30 de agosto, no município de Conde, na Paraíba. No Ceará, o primeiro registro oficial da poluição no litoral ocorreu no dia 5 de setembro, em Fortaleza, segundo a Semace. No entanto, desde o dia 2 daquele mês, populares já estavam postando nas redes sociais praias com o piche e tartarugas encalhadas cobertas de óleo.

Ao todo, foram atingidos mais de 2,2 mil quilômetros da costa, dos quais foram retiradas mais de 4,3 mil toneladas de petróleo. (AE)

O que você achou desse conteúdo?