Logo O POVO+
OAB-CE presta auxílio a comunidades afetadas pelo vazamento de óleo
CIDADES

OAB-CE presta auxílio a comunidades afetadas pelo vazamento de óleo

Edição Impressa
Tipo Notícia
Pescadores de Fortim sofrem com a suspensão da pesca por causa do óleo. Barreira de contenção foi instalada na foz do rio Jaguaribe para barrar o óleo que vem do mar   (Foto: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO Pescadores de Fortim sofrem com a suspensão da pesca por causa do óleo. Barreira de contenção foi instalada na foz do rio Jaguaribe para barrar o óleo que vem do mar (Foto: Fabio Lima/O POVO)

A comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB-CE) está orientando pescadores, comerciantes e a população diretamente afetada pelo vazamento de óleo nas praias do Ceará.

"Estamos participando de dois grupos: um reunindo os pescadores e ribeirinhos, e outro mais amplo, com representantes do Governo do Estado e Marinha, por exemplo. A intenção é buscar maneiras de amenizar as perdas materiais e ambientais sofridas por essas pessoas e como elas podem requerer na Justiça uma reparação por uma parte desses prejuízos", destaca João Alfredo Telles, presidente da comissão.

Um estudo para especificar quais os impactos ambientais e na atividade humana está sendo elaborado pela professora Vanda Claudino, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e deverá embasar as petições. "Estamos estudando a extensão dos impactos no ecossistema e também na economia, já que a contaminação afeta a principal atividade dessas pessoas, que é a pesca. Também estabelecemos parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para avaliar o impacto do óleo na saúde delas, pois o material é altamente tóxico e pode causar doenças graves", completa.

As reuniões da comissão estão sendo realizadas às segundas-feiras na Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, na rua Rodrigues Júnior, no Centro. (Flávia Oliveira)

O que você achou desse conteúdo?