Logo O POVO+
21.360 alunos de 427 escolas públicas participaram do projeto Chego junto, chego a 1.000!
CIDADES

21.360 alunos de 427 escolas públicas participaram do projeto Chego junto, chego a 1.000!

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Premiação do Concurso Redação Enem: Chego Junto Chego a 1000 - 2019 no Espaço de Cultura e Arte O POVO (Foto: Sandro Valentim/O POVO) (Foto: Sandro Valentim)
Foto: Sandro Valentim Premiação do Concurso Redação Enem: Chego Junto Chego a 1000 - 2019 no Espaço de Cultura e Arte O POVO (Foto: Sandro Valentim/O POVO)

Estudantes da rede estadual de ensino do Ceará conheceram na manhã desta quarta-feira, 13, os vencedores do concurso "Redação Enem: chego junto, chego a 1.000!". Depois de avaliar mais de 40 mil textos dissertativo-argumentativos, a iniciativa, resultante de parceria entre a Fundação Demócrito Rocha (FDR) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), premiou as três melhores redações do Estado com notebooks. A celebração aconteceu no Espaço O POVO de Cultura & Arte.

Antes desse momento de encerramento do ano, na etapa regional, 23 alunos, que atingiram as melhores notas por Crede, ganharam celulares. Professores orientadores também receberam smartphones. Os prêmios aos ganhadores foram entregues pela presidente do Conselho Curador da FDR, Luciana Dummar, e pela secretária estadual da educação do Ceará, Eliana Estrela.

Durante entrevista ao programa O POVO no Rádio, da rádio O POVO CBN, Eliana Estrela destacou as ações de preparação e incentivo ao Exame Nacional do Enem desenvolvidas ao longo do ano. "Este concurso é caro para todos nós. Os meninos se envolveram e se sentiram bem. Além disso, os professores foram valorizados. O nosso Governo prioriza a educação", destacou.

Em discurso na abertura do evento, Luciana rememorou a infância quando ajudou a alfabetizar o jardineiro e o porteiro da casa onde vivia. "Uma das maiores alegrias que eu tenho na vida é quando o jardineiro chegou para mim e disse 'eu já sei escrever o meu nome'". A presidente do Conselho da FDR reforçou ainda a importância da educação para o Estado. Provocou estudantes e professores a buscar permanentemente pelo conhecimento.

No total, 21.360 alunos concorrentes de 427 unidades educacionais no Estado produziram textos. Participaram do concurso, alunos do 3º ano do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O direcionamento para o material foi dado a partir de inforreportagens publicadas no O POVO por cinco semanas.

Em cada uma dessas publicações foi abordado um tema diferente sugerido por uma banca de especialistas. A premiação das três melhores produções foi acirrada. Com diferença de 20 pontos da primeira colocada. O segundo e o terceiro lugar foram decididos após uso do critério de desempate para a produção com menor quantidade de erros gramaticais. Dentre os cinco temas propostos, "O desafio de preservar os direitos da população indígena no Brasil" foi o sorteado para dele serem avaliadas e escolhidas as três melhores redações do Estado.

O "Redação Enem: chego junto, chego a 1.000!" faz parte do programa Enem MIX de preparação e motivação dos alunos das escolas públicas da rede estadual de ensino para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O que você achou desse conteúdo?