Logo O POVO+
RC e Camilo fecham parceria para duplicar vias e criar bondinho no Porto do Mucuripe
CIDADES

RC e Camilo fecham parceria para duplicar vias e criar bondinho no Porto do Mucuripe

Acordo foi assinado nesta sexta-feira, 6
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Prefeito Roberto Cláudio e diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves, assinam parceria nesta sexta-feira, 6 (Foto: Italo Cosme/OPOVO)
Foto: Italo Cosme/OPOVO Prefeito Roberto Cláudio e diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves, assinam parceria nesta sexta-feira, 6

Na abertura da maior temporada de cruzeiros atracando em Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio(PDT) e o governador Camilo Santana(PT) fecharam parceria para melhorias no entorno do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. A cooperação, assinada nessa sexta-feira, 6, com a Companhia das Docas do Ceará, inicia em 2020. Duplicação de via e instalação de um bondinho estão previstos no acordo.

Ainda pela manhã, o mandatário da capital cearense assinou memorando para a duplicação da via de acesso ao Porto do Mucuripe, área será cedida pela Companhia das Docas, e da requalificação da Praça Amigos da Marinha. Apesar de esse último espaço ser de responsabilidade do Governo Federal, houve acordo para intervenção não apenas na área, mas também nas vias do entorno. As ações complementam as obras que ocorrem na avenida Vicente de Castro.

“Há um potencial aqui não explorado. Esse é um equipamento multiuso. Onde se pode ter restaurante, receptivos distintos e um espaço para eventos extraordinário. A cidade pode fazer melhor uso dele. Como também, ter uma operação específica de cunho turístico, de operação de cruzeiros aqui. Talvez isso represente uma oportunidade para o novo fluxo turístico que vem através de fluxo marítimo”, destacou Roberto Cláudio.

A parceria com o Governo do Estado ocorre quando as intervenções e duplicação da via finalizarem. De acordo com a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves, a perspectiva é de implantação de um bondinho, com cerca de 14 quilômetros de extensão, ligando o Terminal Marítimo de Passageiros por toda a orla de Fortaleza. O equipamento deve ficar no canteiro central da via de acesso após a duplicação.

“Essa parceria reforça a concessão do terminal de passageiro a fim de trazer mais turistas. Através do bondinho terão mais uma opção de acesso para conhecer as praias de Fortaleza”, pontuou a diretora-presidente. Ela destacou o diálogo com a Prefeitura e o Governo do Estado como bem sucedido após tratativas de melhorias na região.

No início da manhã, houve lançamento do edital de concessão do Terminal Marítimo. O leilão ocorre no dia 27 de março de 2020. De acordo com Mayhara, com a concessão, a atividade fim da Companhia será potencializada. “Hoje, a gente divide nossa atenção entre os eventos, navios de cruzeiro e movimentação de carga. Entregando a iniciativa privada a gente não perde renda, pelo contrário.”

Segundo ela, a concessão, neste momento, é só da estrutura do Terminal e do estacionamento. O cais a frente do terminal de passageiros continuam sendo da Companhia Docas. O órgão continua fazendo atracação dos navios de passageiros e de cargas.

Durante o evento de assinatura do memorando com a Prefeitura de Fortaleza, acompanharam o prefeito: Samuel Dias, secretário de Governo, Manuela Nogueira, secretária de Infraestrutura, Ferrúcio Feitosa, titular da Secretaria Regional II, e Marcelo Pinheiro, representando a Secretaria de Turismo do município.

O que você achou desse conteúdo?