Logo O POVO+
Réveillon Fortaleza 2020: o que se sabe a 25 dias da festa no Aterro
CIDADES

Réveillon Fortaleza 2020: o que se sabe a 25 dias da festa no Aterro

A Cidade se prepara para receber mais de um milhão de pessoas no evento da virada. 500 mil turistas são esperados no período
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Confira quais praias estão próprias para banho neste fim de semana. (Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO)
Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO Confira quais praias estão próprias para banho neste fim de semana.

Em 25 dias, Fortaleza, segundo destino mais procurado para as festas de fim de ano do País, realiza o Réveillon 2020. A capital cearense se prepara para receber em torno de 500 mil turistas neste ano. Mais de um milhão de pessoas são esperadas para a comemoração no Aterro da Praia de Iracema. O POVO adianta alguns detalhes da festa. O Plano Operacional, no entanto, deve ser divulgado nas próximas semanas.

Em 2017 e 2018, o espetáculo pirotécnico foi o maior do País, ambos com 18 minutos de duração, superando até o de Copacabana. Mas este ano, a queima de fogos deve acontecer em tempo menor.

Já foram confirmados a dupla Simone e Simara e o Dj Alok. Outras quatro atrações nacionais devem ser apresentadas. Quanto aos artistas locais, o cantor Felipão deve compor a lista. Ao todo, serão cerca de 15 apresentações musicais.

A infraestrutura do local deve contar com torres de observação, base móvel das forças de segurança e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Para garantir a segurança dos que celebram a entrada de 2020 no Aterro da Praia de Iracema, todas as forças de segurança devem ser utilizadas, de acordo com Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A força com o maior número de agentes deve ser a Polícia Militar. Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense também trabalharão durante a virada. Do alto, a vigilância deve ficar a cargo das aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer).

De acordo com a Regional II de Fortaleza, o comércio contará com 390 ambulantes. Desses, 250 serão itinerantes. 140 barracas destinadas ao comércio de comidas e bebidas, quatro dessas serão distribuídas para pessoas com deficiência. Aqueles interessados em trabalhar durante a festa podem demonstrar interesse junto à Regional II até hoje.

As barracas ficarão instaladas nas ruas Camocim, Carlos Vasconcelos, Francisco Virgílio de Vasconcelos e Barão de Aracati. A rua que servirá de ponto de apoio para os itinerantes será a rua Dr. Atualpa Barbosa Lima, no trecho localizado entre as ruas Camocim e Carlos Vasconcelos.

Uma novidade este ano é a circulação do TopBus . Procurado, o Sindiônibus não deu mais detalhes de como será o funcionamento do serviço que começou a operar esta semana.

Quanto aos bolsões de estacionamento, o Shopping RioMar Papicu afirmou que ainda não foi procurado pela Prefeitura de Fortaleza para tratar do assunto. Na última edição, o estacionamento do empreendimento ficou gratuito para quem quisesse deixar o carro e seguir em um ônibus direto para o Aterro da Praia de Iracema.

Para arcar com os custos do Réveillon Fortaleza 2020, a gestão municipal busca patrocinadores. O valor para o evento é de R$ 1,5 milhão. Em troca, o Município dará publicidade/merchandising às empresas parceiras. Os interessados devem apresentar proposta até próximo 18 de dezembro, na Central de Licitações do Município de Fortaleza (CLFOR), no Centro.

Réveillon Fortaleza 2020

LOCAL: Aterro da Praia de Iracema, entre a avenidas Rui Barbosa e a rua Ildefonso Albano

FESTA: Simone e Simara, DJ Alok e Felipão confirmados. Outras três atrações nacionais devem ser anunciadas. Mais nove shows com artistas regionais, entre cantores e bandas.

PÚBLICO: expectativa é receber até 500 mil turistas para o Réveillon Fortaleza 2020, além do público local. No total, o número deve superar 1 milhão de espectadores.

QUEIMA DE FOGOS: neste ano, o espetáculo pirotécnico deve ser menor do que o dos anos anteriores. A expectativa é de 12 minutos. Em 2018 e 2019 foram de 18 minutos, superando o de Copacabana, no Rio de Janeiro.

SEGURANÇA: devem atuar, no Aterro e nos ônibus com destino ao local da festa, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense. O reforço deve girar em torno de 1 mil agentes da segurança.

INFRAESTRUTURA: Palco, torres de observação, base móvel das forças de segurança e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

CONSUMO: 390 ambulantes devem trabalhar durante a festa, entre os fixos e itinerários. As barracas ficarão instaladas em vias transversais à avenida Historiador Raimundo Girão e avenida Beira Mar com Idelfonso Albano.

LOCOMOÇÃO: Ônibus a partir de todos os terminais para o Aterro da Praia de Iracema, bolsões de estacionamento e táxi, TOPBus+.

PATROCÍNIO: Município busca patrocínio de R$ 1,5 milhão para custear Réveillon Fortaleza 2020. Contrapartida deve ser publicidade gratuita dos concedentes.

SERVIÇO

CADASTRO DE AMBULANTES PARA RÉVEILLON 2020

Quando: até hoje, 6, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h

Onde: Sede da Secretaria Regional II (rua Professor Juraci Mendes de Oliveira, nº 1, Edson Queiroz)

O que você achou desse conteúdo?