Logo O POVO+
IJF suspende cirurgias eletivas para reforçar emergência
CIDADES

IJF suspende cirurgias eletivas para reforçar emergência

Atendimento será normalizado em 16 de janeiro. No período, aumentam os acidentes com motos e queimaduras
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

Até o dia 15 de janeiro, apenas cirurgias de urgência e emergência serão realizadas no Instituto Doutor José Frota (IJF), hospital de referência estadual em traumas de alta complexidade, lesões vasculares graves, queimaduras e intoxicações agudas. No período, nenhum profissional da equipe médica estará de férias. As medidas têm o objetivo de reforçar o atendimento durante o Natal e Réveillon, quando há um aumento da demanda.

O plano de ação da unidade, que a partir de hoje, 20, conta com 353 novos servidores, traz ainda outras oito iniciativas para ampliar o atendimento de cirurgias, exames de imagens e laboratoriais. Em 2018, 1.977 pessoas foram atendidas no período.

"Todas as unidades do hospital estão alinhadas, desde cirurgia, traumatologia e cirurgia plástica ao centro de queimados e de assistência toxicológica", destaca a superintendente do IJF, Riane Azêvedo.

Além da chegada dos novos servidores em todas as áreas do hospital, as medidas do plano incluem gerenciamento de estoque de materiais médicos em tempo real e monitoramento da emergência para agilizar a resolução dos casos presentes.

Nos últimos quatro anos, o IJF recebeu 218 vítimas de queimaduras apenas durante os feriados prolongados de fim de ano. A enfermeira Cybele Leontsinis, chefe do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), orienta que, em caso de acidentes com fogo, o ideal é lavar o local apenas com água corrente. "Mesmo que seja uma queimadura pequena, é preciso procurar o serviço médico para avaliação", diz.

Fernando Façanha, médico traumatologista, lembra que acidentes com idosos e crianças são comuns nesta época do ano. Segundo ele, cerca de 50% dos idosos vítimas de quedas correm o risco de perder a vida nos primeiros 12 meses após a fratura. "Essas fraturas geralmente acontecem no punho, no quadril e na coluna e necessitam de cirurgia, além de terem potencial de complicações", comenta.

O que você achou desse conteúdo?