Logo O POVO+
Índice de resolubilidade de assassinatos é o melhor de toda a história
CIDADES

Índice de resolubilidade de assassinatos é o melhor de toda a história

Polícia Civil elucidou 39,7% dos homicídios registrados em 2019, conforme SSPDS
Edição Impressa
Tipo Notícia

Nem metade dos homicídios ocorridos no ano de 2019 foi elucidado, mas, mesmo assim, o número é celebrado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Isso porque o resultado é o melhor já atingido pela Polícia Civil em sua história, conforme o secretário André Costa.

De acordo com a SSPDS, 39,7% dos homicídios no Estado foram elucidados, contra os 27,2% registrados em 2018. O POVO solicitou à SSPDS os índices de resolubilidade dos anos anteriores, mas não teve retorno até o fechamento desta edição. O secretário André Costa destacou que a Polícia Civil cearense elucida bem mais homicídios que a média nacional, que giraria em torno de 9%.

Ele creditou a melhoria a ações do Governo do Estado, como acréscimo de 50% no número do efetivo da Polícia Civil durante a gestão Camilo Santana. Também citou o maior número de delegacias do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que passou de cinco para 12, e a criação de núcleos de investigação no Interior, em cidades como Sobral, Maracanaú, Itapipoca e Juazeiro do Norte.

Por fim, André Costa destacou que evoluções na Perícia Forense do Estado, em tópicos como Papiloscopia e reconhecimento de DNA, também influenciaram na maior resolubilidade dos homicídios. (Lucas Barbosa)

O que você achou desse conteúdo?