Logo O POVO+
Secretária da Saúde alerta para risco de epidemia de dengue tipo 2 este ano em Fortaleza
CIDADES

Secretária da Saúde alerta para risco de epidemia de dengue tipo 2 este ano em Fortaleza

Edição Impressa
Tipo Notícia

Joana Maciel, secretária municipal da Saúde, afirma que o enfrentamento contra o Aedes aegypti é permanente e vem mobilizando os governos estadual e municipal desde 2017. O tema tem sido trabalhado de forma interdisciplinar e deve envolver outras secretarias, como a de Educação e Conservação e Serviços Públicos. "O combate ao mosquito transmissor é uma ação que extrapola os muros da saúde", ressalta.

Ainda conforme a secretária, uma grande preocupação do Estado é que a epidemia de dengue que vitimou quase dois milhões de pessoas na Região Sudeste entre 2018 e 2019 possa passar para outros locais do País que não foram afetados.

Outra questão também foi levantada durante a coletiva: os casos de dengue tipo 2 no Ceará. Há pelo menos 12 anos o sorotipo não circula pelo Estado, o que significa que parte da população não está imunizada para este vírus "por não ter nascido nesse período ou por não ter tido a doença ainda", explica Joana.

A secretária também alertou para cuidados em casa durante o período chuvoso, como evitar acúmulo de água em reservatórios. "Por outro lado, estamos nos preparando caso haja aumento desses casos com capacitação de profissionais, restruturação de unidades. Hoje, 23 postos de saúde estão preparados para fazer, inclusive, hidratação, com salas de observação, entrega de exames mais rápidos", complementou.

Atualmente, as regionais V e VI são as mais afetadas pelos casos de arboviroses. Sobre isso, Joana explicou que a secretaria trabalha com estudos estratificados, identificando os locais que têm mais casos e onde os mosquitos mais aparecem, para fazer operações específicas. Em 2019, segundo ela, foram dois milhões de domicílios visitados por profissionais de saúde, detalha.

O que você achou desse conteúdo?