Ontem, às 7 horas, a avenida Alberto Craveiro tinha um longo congestionamento. O problema é constante desde a sexta-feira, 17, quando um trecho da via foi interditado para execução de obras de drenagem e pavimentação, realizadas pela Prefeitura de Fortaleza. Por causa do bloqueio, condutores que trafegam pela BR-116 no sentido Centro, com emenda na avenida Raul Barbosa, enfrentam a lentidão, acentuada pela grande concentração de carros no local. Este era o ponto mais crítico da região. Até as 8h30min desta segunda, 20, a situação não havia melhorado.
 As obras da avenida compreendem o trecho entre a alça da BR-116 e a avenida Senador Carlos Jereissati. Conforme O POVO apurou, a circulação de carros também está engarrafada no sentido da avenida Alberto Craveiro em direção ao aeroporto, com acesso a partir do viaduto da avenida Senador Carlos Jereissati. Somente após o viaduto, o trânsito flui com mais tranquilidade.
Já os condutores que trafegam pelas vias do entorno em direção ao bairro Messejana também estão livres de engarrafamento.
Com a intervenção, pedestres reclamam da grande quantidade de poeira e relatam casos de lotação e atraso dos ônibus. Segundo O POVO observou, foi improvisada uma parada para o transporte público, com pessoas ocupando a via em reforma para subir e desembarcar do ônibus, já que a antiga parada para o coletivo está inacessível.
Um único agente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estava no local, dando orientações. Segundo o agente, a situação da parada de ônibus pode não ser definitiva. Mas disse que sabia se ela seria transferida para outro ponto ou removida completamente.
Muitas pessoas estavam embarcando e desembarcando na parada improvisada. Uma delas era Adriano Felipe, que esperava o Parangaba/Papicu/Aeroporto (066) há uma hora. Adriano trabalha no bairro Parangaba e todos os dias precisa pegar transporte na avenida Alberto Craveiro. Ao O POVO, ele também reclamou dos transtornos das obras no local, que acompanha desde que começaram. "Imagina no período de chuvas, como não vai ficar aqui?", ponderou.
Ao seu lado, Hellen Daianny também aguardava o mesmo ônibus. A jovem trabalha no bairro Serrinha e também comentou sobre a demora do transporte. Muitos pedestres estavam com dúvidas sobre o tráfego no local, assim como motociclistas que constantemente paravam para perguntar.
É o caso de Lucas Alexandre, que trabalha ao lado do Makro e chegava de moto na Alberto Craveiro, mas acabou pegando uma via errada. "Está muito confuso. O rapaz (agente da AMC) me orientou que, depois do viaduto, eu voltasse na contramão mesmo para entrar na empresa", explicou.
Rotas de desvio
Sentido Aeroporto/Aldeota: entrar à direita na alça do viaduto da avenida Senador Carlos Jereissati e depois à esquerda na avenida Alberto Craveiro;
Sentido Aldeota/Aeroporto: seguir no contrafluxo da avenida Alberto Craveiro, acessar o viaduto da avenida Senador Carlos Jereissati (que terá o sentido invertido), retornando à pista original em direção ao Aeroporto;
Sentido Aldeota/Castelão: seguir no contrafluxo da avenida Alberto Craveiro, acessar o viaduto da avenida Senador Carlos Jereissati (que será invertido), realizando o primeiro retorno para pegar a avenida Alberto Craveiro à direita.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza
Linhas alteradas
027
Siqueira/Papicu/Aeroporto (ida/volta)
066
Parangaba/Papicu/Aeroporto (ida/volta)
087
Expresso/Siqueira/Papicu
089
Expresso/Parangaba/Papicu
094
Expresso/Parangaba/Aldeota
680
José Walter/Papicu/Cidade Jardim
917
Aeroporto/Beira Mar
603
Jardim União/Centro
604
Dias Macedo/Centro
605
José Walter/BR 116/Av. I
606
José Walter/BR 116/Av. N
633
Passaré/Centro
666
Jardim Castelão
Fonte: Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor)