Logo O POVO+
Obra na CE-155 foi licitada em 2014 e teve início em setembro último
CIDADES

Obra na CE-155 foi licitada em 2014 e teve início em setembro último

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CE-155 que liga a BR-222 ao Porto do Pecém tem trechos quase sem asfalto  (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO/O POVO)
Foto: MAURI MELO/O POVO CE-155 que liga a BR-222 ao Porto do Pecém tem trechos quase sem asfalto (Foto: Mauri Melo/O POVO).

Principal acesso ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), os 20 km que o ligam à BR-222 estão em obras desde setembro do último ano. Entretanto, a reestruturação do trecho foi licitada ainda em 2014 e o contrato, assinado em 2017 com a Maciel Construções. Em agosto passado, a empresa se declarou impossibilitada de fazer o trabalho e o consórcio Lomacon/Copa, que também fez a duplicação da CE-010 (antiga estrada da Sabiaguaba), foi chamado.

Quintino Vieira, superintendente de Obras Públicas, explica que o principal desafio é realizar as intervenções sem interditar o tráfego. "Para mim, essa é a obra mais difícil que tenho atualmente no Estado. Não posso dar a velocidade que quero à obra em razão de não poder parar a indústria." A via é de tráfego pesado e por ela passam caminhões com até 10 mil quilos de carga por eixo.

Os impactos alcançam dimensões ainda maiores considerando que, em outubro do último ano, o Governo do Estado formalizou a participação do Porto de Roterdã na gestão conjunta do Cipp. O acordo de investimento é um passo para a consolidação do Porto do Pecém como um centro de conexões (hub) de cargas marítimas. Com isso, o Ceará busca estabelecer sua "trinca de hubs", junto do hub aéreo e do hub de dados na área de telecomunicações.

Vieira garante que "tudo está sendo feito dentro do possível para garantir uma estrada que dê segurança e tranquilidade, mesmo com a chegada da quadra chuvosa". Serão realizados serviços para a recuperação das vias já existentes e a duplicação da estrada com a construção paralela de outra via. Assim, a via com oito metros de largura e dois sentidos passará a ser duas vias com nove metros. O investimento é de R$ 72 milhões, com recursos do Tesouro do Estado e do Governo Federal, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Para o professor Jorge Soares, coordenador do Centro de Tecnologia em Asfalto Norte/Nordeste da Universidade Federal do Ceará (UFC), um dos pontos mais importantes é que o projeto seja realizado dentro dos padrões mais atualizados para a qualidade de pavimentos. Ele afirma que ainda são utilizadas — não só no Ceará, mas em todo o País — normas desatualizadas, o que tem impacto na durabilidade e ainda mais em trechos de trânsito de veículos pesados.

O titular da Superintendência de Obras Públicas (SOP) afirma que a obra deve ser entregue em dezembro. "Para isso, precisamos da contribuição dos empresários que ali têm terras porque parte das ações envolve mexer em postes e adutoras", enfatiza Vieira. De acordo com o superintendente, representantes do consórcio Lomacon/Copa, da SOP e das indústrias devem se reunir na próxima quarta-feira, 29, para atualizar o cronograma de intervenções e estabelecer parcerias.

 

O que você achou desse conteúdo?