Em seis dias, o Ceará acumulou 50% do volume de chuvas considerado dentro da média para o mês de fevereiro. Foram 59,2 milímetros (mm) em média, ante os 118,6 mm esperados. Nos seis primeiros dias da quadra chuvosa, as precipitações foram bem distribuídas entre as oito macrorregiões do Estado. O melhor índice é do Litoral de Fortaleza, que já alcançou quase 74,10% do esperado para o mês (108,1 mm).
A região é seguida por Jaguaribana (61,2 mm), Maciço de Baturité (67,8 mm), Sertão Central e Inhamuns (51,3 mm), Litoral de Pecém (57,9 mm), Cariri (69,5 mm), Litoral Norte (62, 5 mm) e Ibiapaba (51,8 mm).
Conforme Raul Fritz, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o valor significativo e resultado da ação de dois sistemas. "A gente tem um sistema típico de pré-estação, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), atuando desde o começo do mês. Junto com Zona de Convergência Intertropical (Zcit), que ocorre na estação chuvosa. Um reforça o outro", explica Fritz.