Logo O POVO+
Serviço para casos de traumatismo será descentralizado no Estado
CIDADES

Serviço para casos de traumatismo será descentralizado no Estado

Edição Impressa
Tipo Notícia
HOSPITAL REGIONAL Norte, em Sobral, e outras três unidades terão cardiologia, neurologia, oncologia e atendimento traumatológico para politraumatismo   (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR HOSPITAL REGIONAL Norte, em Sobral, e outras três unidades terão cardiologia, neurologia, oncologia e atendimento traumatológico para politraumatismo

Sob a perspectiva da regionalização do atendimento à saúde do Estado. A expectativa do secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, é de que o Instituto Dr. José Frota se organize para atender a macrorregião de Fortaleza e 20% dos politraumas com maior complexidade que não conseguem ser resolvidos nas regiões.

"Nós viemos agora há pouco, inclusive, normatizando como deve acontecer essa regulação. Para que o IJF possa desempenhar o melhor possível para a sociedade cearense. Nós temos profissionais de alta qualificação, que vão servir para além de atender, dar orientação às outras regiões do estado do Ceará", pontuou Cabeto.

Para ele, o IJF já cumpre função do atendimento de trauma agudo. Com a expansão dos hospitais regionais, afirma o secretário, isso será descentralizado. "Nós devemos abrir o centro de politraumatismo no Sertão Central em março. Isso faz com que conseguimos dar acesso à maioria da população in loco."

O médico cardiologista frisa ainda, para este ano, investimento regionalizado em subespecialidades principalmente àquelas relacionadas à traumato-ortopedia. Cabeto afirma que os hospitais regionais devem mudar perfil para atender demandas de alta complexidade.

"Tendo em vista suprir a demanda de enorme fila de traumatismos, que são pessoas que não conseguem acessar aos serviços. Nós temos condições de suprir a procura descentralizando o atendimento", matura o secretário da saúde, Dr. Cabeto.

 

O que você achou desse conteúdo?