Logo O POVO+
Construção de estrada entre Jeri e Preá é ilegal, diz Arialdo
CIDADES

Construção de estrada entre Jeri e Preá é ilegal, diz Arialdo

Edição Impressa
Tipo Notícia
Medidas buscam evitar aglomerações no litoral do Ceará (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES Medidas buscam evitar aglomerações no litoral do Ceará

A construção de uma estrada entre a Vila de Jericoacoara e a Praia do Preá está "totalmente ilegal", assegurou ao O POVO o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. A obra teve início nesta quinta-feira, 13, numa parceria entre Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Prefeitura de Cruz. Em vídeos que circulam na internet, é possível ver máquinas e operários trabalhando na areia.

Segundo a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, a obra planeja raspagem, patrolamento e/ou terraplanagem na área entre as localidades de Preá e do Riacho Doce, para facilitar o deslocamento até Jeri. Arialdo Pinho afirmou ao O POVO que a obra não tem licença ambiental para ser executada.

O secretário estadual do Turismo diz ainda que seria necessária previamente uma audiência no Ministério Público Federal (MPF), que também não teria sido encaminhada. Lindbergh Martins, prefeito de Jijoca, também se posiciona contrário à construção.

A Prefeitura inclusive, enviou oficio à Jeronimo Carvalho Martins, chefe do Parque Nacional de Jericoacoara, proibindo intervenções na área pertencente ao município. "(A estrada) poderá prejudicar toda cadeia trabalhista e comercial que compõe o trade turístico, além dos impactos ambientais causados na Unidade de Conservação do Parque Nacional".

A reportagem entrou em contato com o ICMBio para pedir posicionamento sobre as intervenções mas não conseguiu resposta até o fechamento da página. (Matheus Facundo)

 

O que você achou desse conteúdo?