Maior tronco fóssil já encontrado na Bacia do Araripe é exposto
CIDADES

Maior tronco fóssil já encontrado na Bacia do Araripe é exposto

Peças datam do período Jurássico e podem ajudar a entender ecologia da região no período
O MAIOR TRONCO fóssil já encontrado na Bacia do Araripe foi resgatado na zona rural de Brejo Santo (Foto: Divulgação/Urca)
Foto: Divulgação/Urca O MAIOR TRONCO fóssil já encontrado na Bacia do Araripe foi resgatado na zona rural de Brejo Santo

O maior tronco fóssil já encontrado na Bacia do Araripe se encontra exposto na praça da Prefeitura de Santana do Cariri (a 533 km da Capital). O resgate do material, estimado em mais de cinco toneladas de massa e seis metros de comprimento ao longo de suas três peças, durou dois dias e foi concluído na última quarta-feira, 12. O fóssil foi encontrado na localidade sítio Poço do Pau, na zona rural de Brejo Santo (a 133km de Santana).

O tronco tem cerca de 145 milhões de anos, sendo pertencente ao período Jurássico. Conforme a paleontóloga Edenilce Peixoto Batista, o tronco, possivelmente, é uma gimnospermas, do grupo das coníferas, pertencente à família da araucariácea — uma espécie de parente do atual Pinheiro do Paraná. Esse tipo de vegetação, atualmente, existe na América Latina somente nas regiões Sul e Sudeste. "Isso mostra que no Jurássico a vegetação do Nordeste era composta por coníferas. Então, era uma vegetação bem diferente da atual", diz ela, que é professora da Universidade Regional do Cariri (Urca). Estudos ainda devem confirmar a espécie ao qual o tronco pertencia.

O trabalho de resgate do tronco foi realizado pelo Geopark Araripe, Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Prefeitura Municipal de Santana do Cariri e acompanhado por pesquisadores da área. Conforme Alysson Pinheiro, diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, a peça foi descoberta há mais de um ano, mas sua escala impedia o transporte. "Foi uma verdadeira operação de guerra", resume. Qualquer movimento errado podia danificar bastante o fóssil, relembra. Caminhão realizou o transporte do fóssil.

Conforme Pinheiro, a exposição do fóssil permite divulgar melhor a importância da Bacia do Araripe, conhecida pela qualidade de seus fosseis, como ressalta. O local de exposição ainda deve receber mais preparos, agregando mais informações a moradores e turistas. As peças devem ficar no local até serem concluídas as tratativas sobre como levá-las ao museu, diz Alysson.

Conforme Edenilce Peixoto Batista, o estudo da paleoecologia da planta, a partir das células do tronco, pode elucidar como a espécie viveu. Com isso, pode-se fazer inferências sobre como era o ambiente do Cariri naquela época.

Alysson Pinheiro afirma que análises mais detalhadas do fóssil podem fazer entender diversos acontecimentos da época, como variações climáticas — e como isso afetou o meio ambiente à época. Ainda se pode traçar relações com eventos importantes, como a época das grandes extinções e a separação dos continentes.

Clique na imagem para abrir a galeria