Logo O POVO+
Prefeitura promete entregar 10 novos equipamentos para juventude em 2020
CIDADES

Prefeitura promete entregar 10 novos equipamentos para juventude em 2020

Além de dois Cucas, a serem entregues até o início do segundo semestre, estão previstos pontos do projeto Farol da Juventude e o Centro Cultural do Canindezinho
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Alunos da Rede Cuca devem realizar ação, que ocorre em unidades socioeducativas de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima Alunos da Rede Cuca devem realizar ação, que ocorre em unidades socioeducativas de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte

Fortaleza tem desde 2014 três Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas) divididos por regionais: Cuca Barra na Regional 1, Cuca Mondubim na Regional 5 e Cuca Jangurussu na Regional 6. Agora a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude promete para julho a entrega de dois novos equipamentos. Um na Regional 3, no bairro do Pici, e outro na Regional 4, no bairro José Walter. Os equipamentos ofertam cursos, práticas esportivas, atividades culturais e produções na área de comunicação e atendem, prioritariamente, jovens entre 15 e 29 anos.

"A política de juventude na Capital vai passar por uma grande expansão em 2020", garantiu o secretário municipal de Juventude, Júlio Brizzi Neto, em entrevista ao O POVO. Com os novos equipamentos, que ocuparão os endereços do Centros Sociais Urbanos (CSU) de ambos os bairros, "a ideia é respeitar a tradição, incorporar o que há de bom e trazer as inovações que a Rede Cuca oferece".

Outro Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte também está nos planos: o do bairro Vicente Pizon. Brizzi afirma que "o projeto está praticamente pronto" e falta iniciar a licitação. O secretário prevê que as obras comecem em 2020 e que o Cuca Vicente Pizon seja entregue até o início de 2022. Ainda segundo Brizzi, cada Centro tem custo orçado em R$ 28 milhões. "São projetos que já estavam planejados há algum tempo, com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento e, por conta da burocracia da verba, estamos conseguindo fazer agora", explica ao se referir aos trâmites entre as esferas nacionais, estaduais e municipais.

Além destes equipamentos, a Coordenadoria promete inaugurar em março próximo o Polo da Bela Vista. O local funcionará como um polo da Rede Cuca no mercado da Bela Vista, onde há um teatro já em funcionamento e o ginásio em obras. Para o mês seguinte a Prefeitura prevê a entrega do Centro Cultural do Canindezinho, na avenida Osório de Paiva.

Outro projeto para este ano é o Farol da Juventude, "um programa novo para atendimento do jovem, para pequenos serviços (como impressão, reuniões e leitura) e para atividades vocacionadas em cada território". "No contêiner da Praia de Iracema, a gente vai ter cinema e esportes e ações culturais que remetam à praia. O mesmo no Benfica, com atividades que caibam no contexto", diz Brizzi. "No Conjunto Ceará e no Conjunto Habitacional Luiz Gonzaga pretendemos também levar cursos profissionalizantes."

A expansão prevista para este ano tem como objetivo "atender o jovem onde ele está, levando as políticas para a juventude de forma mais efetiva", enfatiza o secretário. Em 2020, o orçamento previsto para as políticas públicas de juventude é de R$ 110.216.461,00.

 

 

Dez novos pontos para os jovens

Confira calendário de entrega de equipamentos anunciado pelo secretário da Juventude, Júlio Brizzi Neto

Março/2020

Estação Cidadania no bairro Vicente Pizón

Polo Cuca no bairro Bela Vista

Farol da Juventude na Praia de Iracema

Farol da Juventude na Praça da Juventude no bairro Benfica

Farol da Juventude no Conjunto Ceará

Abril/2020

Estação Cidadania no bairro Ancuri

Centro Cultural Canindezinho

Julho/2020

Cuca Pici

Cuca José Walter

Farol da Juventude no Conjunto Habitacional Luiz Gonzaga

Até início de 2022

Cuca Vicente Pinzón

O que você achou desse conteúdo?