Logo O POVO+
Dois casos suspeitos de coronavírus são investigados em Jericoacoara
CIDADES

Dois casos suspeitos de coronavírus são investigados em Jericoacoara

No Ceará, 14 pessoas estão sendo acompanhadas com sintomas da doença. Ontem, o terceiro caso foi confirmado no Brasil. Um quarto aguardava contraprova
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (esq.), e secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, durante coletiva de imprensa sobre atualização do coronavírus (Foto: WALLACE MARTINS / Agência Estado)
Foto: WALLACE MARTINS / Agência Estado Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (esq.), e secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, durante coletiva de imprensa sobre atualização do coronavírus

Diminuiu para 14, nesta quarta-feira, 4, o número de casos suspeitos de coronavírus em investigação no Ceará. Outros 18 casos já foram descartados no Estado. De acordo com o boletim diário da Secretaria da Saúde (Sesa), Jijoca de Jericoacoara tem dois casos em investigação, Eusébio, um, e Fortaleza, 11. Todos os pacientes tiveram histórico de deslocamento internacional para locais com transmissão da doença.

Ontem, o terceiro caso de coronavírus foi confirmado pelo Ministério da Saúde. O paciente é um administrador de empresas colombiano de 46 anos que vive na cidade de São Paulo e que viajou ao exterior ao longo do mês de fevereiro. Ele viajou para a Espanha no dia 9 de fevereiro e desde então passou pela Itália, Áustria e Alemanha, antes de retornar à capital paulista no dia 29 de fevereiro. Com tosse, dor de garganta e cabeça, ele procurou o Hospital Israelita Albert Einstein, onde o teste foi realizado e a confirmação ocorreu.

O ministério informou também que monitora 531 casos considerados suspeitos. Outros 314 casos já foram descartados. A pasta acrescentou que a lista de países monitorados chegou a 31. Os Estados com mais casos suspeitos são São Paulo (135), Rio Grande do Sul (98), Minas Gerais (82) e Rio de Janeiro (55), segundo dados compilados até 17h15.

Uma adolescente de 13 anos pode ser o quarto caso de coronavírus. Ela esteve em Milão, na Itália, no dia 22 de fevereiro. Na região das Dolomitas, nos Alpes Italianos, ela se submeteu a uma cirurgia no joelho em um hospital local. Mesmo sem apresentar sintomas, quando regressou ela foi testada em São Paulo, onde um laboratório privado confirmou o caso. Até fechamento desta matéria, não havia sido divulgado o resultado da contraprova feita pelo Instituto Adolf Lutz.

Os outros dois casos confirmados no Brasil anteriormente também foram de pessoas que tinham viajado à Itália, onde o surto está avançando rapidamente. Os três casos confirmados e a jovem monitorada estão em isolamento domiciliar, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Nos dois primeiros pacientes, não há relato de problemas de saúde ou complicações decorrentes da doença nem foram registrados sinais e sintomas nas pessoas que convivem com eles

Apesar do caso suspeito assintomático, Mandetta afirmou que a rede pública seguirá avaliando para novo coronavírus apenas pessoas que têm sinais da doença. "Ela fez uma coleta fora da curva. Para saúde pública, a gente continua somente com casos suspeitos quem tem sintoma. A gente não vai fazer exame, uma loteria, com todo mundo que chega para ver se tem a doença", afirmou o ministro. (com Agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?