Logo O POVO+
Governo do Estado garante 1.111 bolsas para pós-graduação
CIDADES

Governo do Estado garante 1.111 bolsas para pós-graduação

Incentivos contemplam 117 programas de 10 universidades, públicas e privadas, cearenses. Serão 629 bolsas de mestrado e 482 de doutorado concedidas por meio da Funcap
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Governador Camilo Santana lançou 1.111 bolsas de pós-graduação concedidas por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).  (Foto: CARLOS GIBAJA/GOVERNO DO CEARA)
Foto: CARLOS GIBAJA/GOVERNO DO CEARA Governador Camilo Santana lançou 1.111 bolsas de pós-graduação concedidas por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Em 2020, mais de mil pesquisadores de pós-graduação nas universidades cearenses terão incentivo da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Por meio de edital lançado ainda em 2019, o Governo garante R$ 23,7 milhões a programas em onze instituições de ensino. O resultado das 1.111 bolsas foi divulgado na última sexta-feira e lançado ontem, 12, em evento no Palácio da Abolição.

O governador Camilo Santana (PT) afirma que o número de bolsas cedidas para mestrado, ao todo 629, é 6% maior que em 2019. Já as 482 bolsas de doutorado representam aumento de aproximadamente 4% em relação ao ano passado. Ele reforça que o investimento nos pesquisadores garante que o Estado encontre soluções para "os problemas do dia a dia".

"O Brasil tem diminuído as bolsas ofertadas para os alunos de pós-graduação. E aqui [no Ceará], nós estamos fazendo o contrário, estamos ampliando para suprir a demanda por causa desses cortes", diz. "Quando você corta investimentos na Educação e na Ciência e Tecnologia, é um equívoco. É um atraso para o País", critica Camilo. Ainda segundo o governador, cerca de 40% do investimento lançado está destinado aos estudantes das universidades estaduais.

Ao todo, o Programa de Bolsas de Formação Acadêmica atende às solicitações de bolsa de 117 cursos de pós-graduação em onze universidades cearenses, públicas e privadas. Para o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, “a Ciência é a construção do futuro de uma sociedade”. “A concessão de bolsas é uma ação costumeira da agência, o que temos a celebrar neste ano é o volume de incentivos e o tamanho da estrutura de pesquisa que temos no Estado”, avalia. No Ceará, existem 182 cursos de pós-graduação stricto sensu.

Segundo o secretário da Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda, o número total de bolsas “pode até aumentar um pouquinho” de acordo com a necessidade de algumas áreas. "Proporcionalmente, é o maior programa do Brasil. Ninguém que solicitou bolsa no Interior deixou de ser atendido; 100% da demanda qualificada do Interior foi contemplada", explica Inácio.

Os cursos

Engenharias e Ciências da Computação: 141 bolsas (96 para mestrado e 72 para doutorado)
Ciências Agronômicas e Veterinárias: 106 bolsas (66 para mestrado e 40 para doutorado)
Ciências Sociais e Aplicadas: 139 bolsas (87 para mestrado e 52 para doutorado)
Ciências Humanas, Linguagens e Artes: 223 bolsas (130 para mestrado e 93 para doutorado)
Ciências Biológicas e Ambientais: 176 bolsas (84 para mestrado e 92 para doutorado)
Ciências Médicas e da Saúde: 177 bolsas (107 para mestrado e 70 para doutorado)
Ciências Exatas e da Terra: 122 bolsas (59 para mestrado e 63 para doutorado)

Fonte: Funcap

As universidades

Onze instituições de ensino tiveram seus pedidos de bolsa atendidos pelo edital 05/2019 da Funcap. São elas:

- Centro Universitário 7 de setembro (Uni7)
- Centro Universitário Christus (Unichristus)
- Centro Universitário Inta (Uninta)
- Instituto Federal do Ceará (IFCE)
- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)
- Universidade de Fortaleza (Unifor)
- Universidade Estadual do Ceará (Uece)
- Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
- Universidade Federal do Cariri (UFCa)
- Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Universidade Regional do Cariri (Urca)

Fonte: Funcap

*Universidades listadas em ordem alfabética

Participação feminina

As pesquisadoras são maioria em todos os programas de bolsas de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico concedidas pelo Estado. Elas mantêm altos índices de seleção para os fomentos desde o Ensino Médio (50,5%) e a iniciação científica (56,6%). No mestrado as mulheres somam 55,2% e no doutorado, 56,8%.

O que você achou desse conteúdo?