O volume de chuvas no Ceará chegou a 60,3% da média mensal para março. São esperados pelo menos 203 milímetros (mm), e já choveu 120,5 mm. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre esta quinta-feira, 12, e sexta, 13, choveu em 165 municípios cearenses.
Em Icapuí, distante de Fortaleza 205,5 km, ocorreu a maior precipitação do ano no Estado, com 220mm. O grande volume de chuva provocou deslizamentos de terra e alagamentos. Famílias precisaram deixar suas casas e as aulas da rede municipal e estadual foram suspensas. As inundações impediram a rota dos transportes escolares.
São previstas chuvas em todas as regiões até amanhã, 15, devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que voltou a se aproximar da costa Norte do Estado. Essa aproximação contribui para a formação de áreas de instabilidade.
Em janeiro, ainda em pré-estação, o resultado foi comemorado: chuvas 41% acima do normal para o mês. Em fevereiro, o primeiro mês da quadra chuvosa, teve resultado 62,3% superior à média.
Mesmo com chuvas intensas e distribuídas em fevereiro, as chuvas precisam ser melhores nas regiões-chave e, assim, abastecer reservatórios como Castanhão, Banabuiú e Orós.