Logo O POVO+
Ao menos 40 famílias ficam desabrigadas em Hidrolândia após forte chuva
CIDADES

Ao menos 40 famílias ficam desabrigadas em Hidrolândia após forte chuva

Ponte sobre o rio Batoque foi interditada por risco de desabamento após forte chuva. Árvores e calçamentos foram arrancados
Edição Impressa
Tipo Notícia
EM ASSARÉ, volume de água em passagem molhada subiu, arrastando carro (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução EM ASSARÉ, volume de água em passagem molhada subiu, arrastando carro

Cerca de 100 pessoas de 40 famílias no município de Hidrolândia (distante 254 km de Fortaleza) estão desabrigadas em decorrência das fortes chuvas que ocorrem desde a tarde de terça-feira, 24. A ponte sobre o rio Batoque, um dos acessos à Cidade, foi interditado, porque corre risco de desabamento. Os distritos de Betânia, Conceição, Hidrolândia (Centro) e Irajá tiveram árvores e calçamento arrancados por causa das chuvas e fortes ventos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não há registro de vítimas, mas uma família ficou isolada na comunidade do Morro e deveria ser resgatada por barco ou helicóptero pelos Bombeiros. Os desabrigados foram levados para escolas, ginásios e casas de parentes e amigos.

A Cidade também estava sem energia elétrica até a tarde de ontem, 25, e muitos celulares, sem funcionar. Equipes do batalhão de bombeiros de Canindé e Sobral e Defesa Civil se deslocaram para ajudar nos resgate. A CE-187 chegou a ser interditada por causa do alagamento mas foi liberada ainda nesta quarta-feira.

A maior chuva no Ceará foi em Crateús. O município registrou 157mm em 24 horas, seguindo de Ipaporanga e Jaguaribe com, respectivamente, 137 mm e 132 mm. Ao todo, 93 dos 184 municípios do Estado, incluindo Fortaleza, registraram acumulados de chuva em um período de 24 horas entre terça, 24, e quarta, 25.

Em Assaré (distante 476 km de Fortaleza), o carro do ex-prefeito Antônio Benjamim de Oliveira foi atingido por uma enxurrada e ficou submerso. Ele foi resgatado por agricultores que estavam na zona rural próximo ao local do acidente.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o cenário se dá, principalmente, pela presença de uma frente fria localizada sobre o oceano na altura do estado da Bahia, à leste do Nordeste. Além disso, embora haja, neste momento, pouca atividade convectiva (formação de nuvens de chuvas mais favoráveis às precipitações) na região onde a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está localizada (abaixo da linha do Equador), esse sistema indutor também poderá colaborar com formação de chuvas no centro-sul, principalmente, o que inclui, além do Cariri, Sertão Central e Inhamuns, mas também Ibiapaba e Maciço de Baturité. O centro-sul do Ceará deverá concentrar as principais até hoje.

 

Interior

Crateús teve o maior volume de chuva registrado no Brasil nas últimas 24 horas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Casas e comércios ficaram alagados.

 

O que você achou desse conteúdo?