Logo O POVO+
Assassinatos crescem em meio a relatos de ataques de facção
CIDADES

Assassinatos crescem em meio a relatos de ataques de facção

Pelo menos 41 assassinatos foram registrados em dois dias, após suposto "salve" sobre a vingança da morte de um chefe
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FACÇÃO teria ordenado vingança aos rivais e ameaçado faccionados que não cumprissem a ordem  (Foto: Tatiana Fortes 25/04/2019)
Foto: Tatiana Fortes 25/04/2019 FACÇÃO teria ordenado vingança aos rivais e ameaçado faccionados que não cumprissem a ordem

Fortaleza e Região Metropolitana registram desde a última quarta-feira, 22, série de tiroteios e assassinatos atribuída por agentes de segurança a rivalidade entre facções. O estopim para o conflito teria sido um suposto "salve" da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) ordenando vingança pela morte de um dos seus chefes. Os números de assassinatos registrados na quarta e na quinta-feira, 23, foram maiores que a média registrada no Estado até então de 12 homicídios por dia.

Conforme O POVO Online noticiou na última quinta, relatos de agentes de segurança apontavam que as ordem vinham do sistema prisional. As determinações ainda incluíam ameaças de morte aos próprios integrantes da facção, caso as retaliações não ocorressem. Ainda eram pedidas fotografias das respectivas vítimas para que os crimes fossem comprovados. Nas redes sociais, áudios e vídeos de criminosos ostentando armas também foram divulgados. As imagens mostram criminosos fazendo ameaças de mortes de rivais e invasão de territórios "inimigos".

O POVO pediu posicionamento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que limitou-se a dizer que as as circunstâncias dos crimes estão sob investigação. Na quarta, em dados parciais da SSPDS, foram registrados 14 assassinatos na Grande Fortaleza, sendo oito em Fortaleza — em bairros como Praia de Iracema, Vila Pery, Granja Lisboa, Messejana, Praia do Futuro e Henrique Jorge. Em todo o Estado, foram 19 assassinatos na quarta. Já na quinta-feira, 23, foram, pelo menos, 22 assassinatos em todo o Ceará.

Na RMF, ocorreram 16 deles — em Cascavel (2), Caucaia, Eusébio (2), São Gonçalo do Amarante, Maracanaú (2), Chorozinho, Horizonte e Itaitinga. Em Fortaleza, foram registradas mais seis mortes, nos bairros Serrinha, Parque Araxá, Meireles, Bom Jardim e Praia do Futuro. A Polícia conseguiu prender suspeitos de dois desses crimes.

Quatro pessoas foram presas em flagrante pela morte de Rodrigo Narlam Marques Guilherme, ocorrida no bairro Itaoca. O grupo chegou a trocar tiros com a Polícia e dois deles foram lesionados e encaminhados a hospital. Já pela morte do surfista Luiz Felipe Brito da Costa, na Praia do Futuro, foram presos três homens. A SSPDS não divulgou a motivação das mortes, citando apenas que Luiz Felipe foi morto por motivo torpe.

Ontem, sem levantamento divulgado pela SSPDS, O POVO contabilizou, pelo menos, mais dois homicídios, até o fechamento desta matéria. Os crimes ocorreram nos bairros Patriolino Ribeiro e Santa Maria.

Este mês de abril já é o quarto mês seguido de aumento no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Até o dia 22, a SSPDS contabilizava 306 CVLIs, número maior que o registrado em todo o mês de abril de 2019, quando 213 assassinatos foram registrados. Até o dia 22 de abril, este ano já havia registrado 1399 mortes, o que representa um aumento de 49,6% na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado, quando ocorreram 705 CVLIs.

 

O que você achou desse conteúdo?