Logo O POVO+
Serviço oncológico deve oferecer alternativas
CIDADES

Serviço oncológico deve oferecer alternativas

Acompanhamento de pacientes
Edição Impressa
Tipo Notícia

Desde março, a portaria nº 295 suspendeu todas as cirurgias e os atendimentos ambulatoriais eletivos no Ceará, mas manteve todos os procedimentos para pacientes oncológicos. O documento determina ainda que as unidades cujos serviços foram suspensos devem disponibilizar serviço de informação por telefone e que seus profissionais permaneçam à disposição para, se possível, realizar atendimento online.

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), os hospitais da rede estadual que atendem casos de câncer mantiveram o atendimento para garantir o acesso dos pacientes às consultas, procedimentos e acompanhamento pós-cirúrgico.

Pessoas com câncer que estejam em tratamento, tenham feito cirurgia há menos de um mês ou façam uso de imunossupressores fazem parte do grupo de risco para a Covid-19. Entretanto, o Inca alerta que nenhum tratamento deve ser suspenso por conta própria e que o respeito às medidas gerais de prevenção ao vírus são o suficiente.

"Um apelo que a gente faz é que as mulheres, principalmente as que tenham fatores de propensão ao câncer ou mesmo já alguma alteração na mama, procurem as unidades de saúde", explica Aline. "As outras doenças não esperam e o câncer de mama é uma delas." (M.T.)

 

O que você achou desse conteúdo?