Logo O POVO+
Templos da Igreja Universal permanecem abertos na Capital durante lockdown
CIDADES

Templos da Igreja Universal permanecem abertos na Capital durante lockdown

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
TEMPLO NA AVENIDA Antônio Sales: funcionamento desrespeita decretos em vigor (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves TEMPLO NA AVENIDA Antônio Sales: funcionamento desrespeita decretos em vigor

Templos da Igreja Universal do Reino de Deus em Fortaleza permanecem abertos e celebram cultos durante o período de lockdown. O POVO percorreu alguns bairros da Capital no último fim de semana e constatou a movimentação de fieis em pelo menos seis sedes. Atividades do tipo estão proibidas por decretos municipal e estadual que impõem isolamento social na Capital para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Apesar do fluxo de pessoas significativamente reduzido em comparação ao período anterior à pandemia, funcionam pelo menos os templos nos bairros Aldeota, Bom Jardim, Praia de Iracema, Parque São José, Santa Cecília e São Vicente. A reportagem não identificou nesses bairros outros estabelecimentos religiosos funcionando.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), foram registrados apenas quatro procedimentos policiais relacionados a espaços religiosos, por descumprimento das medidas sanitárias adotadas. Apenas uma das ocorrências ocorreu em Fortaleza, em março, no bairro Paupina.

Outras duas foram registradas em abril, nos municípios de Itapipoca e Cariré. O quarto registro foi em maio, em Iguatu. No total, quatro pessoas foram conduzidas às delegacias, onde foram registrados Termos Circunstanciados de Ocorrência.

No início da semana, O POVO buscou contato com sede da Igreja Universal em Fortaleza. Um pastor, que se identificou como Samuel, informou que outro líder, chamado Raul, entraria em contato para dar posicionamento pela igreja. No entanto, isso não ocorreu. Questionado se cultos estariam ocorrendo, Samuel afirmou que as igrejas permanecem abertas, mas sem a realização das celebrações.

Procurada, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informou ainda não ter flagrado, durante as rotas, situações de igrejas descumprindo os decretos de isolamento social.

Clique na imagem para abrir a galeria

 

O que você achou desse conteúdo?