Logo O POVO+
Chove em 40 municípios no último domingo da quadra
CIDADES

Chove em 40 municípios no último domingo da quadra

O maior registro foi em Fortim, que apresentou 90 mm, seguido de Beberibe, com 63 mm
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NOS PRIMEIROS DIAS da pré-estação,há formação de nuvens de chuva (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE NOS PRIMEIROS DIAS da pré-estação,há formação de nuvens de chuva

No domingo, 31, último da quadra chuvosa de 2020, cerca de 40 municípios cearenses registraram chuvas desde a meia-noite, segundo dados colhidos do sistema de monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) às 9h30min de ontem. A região de Caucaia, área metropolitana de Fortaleza, marcou a terceira maior precipitação do Estado, com 52 milímetros (mm). O maior registro foi em Fortim, que apresentou 90 mm, seguido de Beberibe, com 63 mm.

Na Capital, as precipitações foram moderadas, com um volume acumulado de 25 mm. A chuva havia sido prevista no sábado, e atingiu a Cidade vindo pelo litoral, no sentido Aquiraz - Fortaleza. O clima ficou ameno na região, com máxima de 23 °C. A previsão da Funceme era de até hoje ter mais chuvas, em especial na região da faixa litorânea e no Maciço de Baturité.

Quanto à capacidade hídrica, o Ceará tinha ontem 34.66% de sua capacidade total de armazenamento. No Estado, 35 açudes e reservatórios estavam sangrando, ou seja, com capacidade acima do limite, 58 estavam com volume de água acima dos 90% de sua capacidade. Em cenário menos favorável, 48 reservatórios estavam com volume de água abaixo dos 30%.

A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) apresentava cenário favorável. Os 22 reservatório que abastecem os municípios estavam com 72% de seu volume de armazenamento preenchido.

Os piores cenários encontrados no Estado são nas regiões de Banabuiú e Médio Jaguaribe. Na área de Banabuiú, que envolve os municípios nas adjacências de Quixeramobim, o volume armazenado, somando os 19 reservatórios da região, é de 14% da capacidade.

No Médio Jaguaribe, a situação é semelhante: o volume de água armazenado nos 15 reservatórios presentes na região é de 15,4% da capacidade. O reservatório Castanhão está localizado nessa região, e conta com apenas 16% de sua capacidade.

 

O que você achou desse conteúdo?