Logo O POVO+
Linhas de ônibus vão rodar com 70% da frota a partir de hoje, diz Etufor
CIDADES

Linhas de ônibus vão rodar com 70% da frota a partir de hoje, diz Etufor

A partir de hoje mais de 69,2 mil pessoas estão autorizadas a voltar a trabalhar na Grande Fortaleza. Além dos ônibus, funcionarão as rotas do metrô das Linha Sul, Oeste e VLT Parangaba-Mucuripe.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PASSAGEIROS no Terminal do Papicu: aglomeração já na fase de transição  (Foto: FCO FONTENELE
)
Foto: FCO FONTENELE PASSAGEIROS no Terminal do Papicu: aglomeração já na fase de transição

A partir de hoje mais de 69,2 mil pessoas ficam autorizadas a voltar a trabalhar na Grande Fortaleza, conforme cronograma da Fase 1 do Plano de Retomada da Economia, do Governo do Estado. São 24,3 mil trabalhadores a mais do que na fase de transição, da semana passada. Para dar conta desta demanda, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que o transporte público funcionará com 70% da frota de um dia útil convencional. Já as rotas do metrô das Linha Sul, Oeste e VLT Parangaba-Mucuripe, sob a responsabilidade da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, seguirão funcionando em horário diferenciado.

De acordo com a Etufor, a quantidade de ônibus será programada diariamente de acordo com a demanda de usuários e o escalonamento de horários nas atividades retomadas. "Se necessário, são incluídos ônibus extra nas linhas de maior demanda, além dos programados", afirmou em nota.

A empresa não esclarece, no entanto, apesar de ter sido questionada, o total de ônibus que circulam em média na capital em dias úteis. Tampouco se este contingente é superior ao que tinha sido disponibilizado na fase de transição ou os critérios utilizados para distribuição das linhas neste período.

Ao longo do período de isolamento mais rígido, O POVO constatou em diversas reportagens que houve aglomeração e muita reclamação por parte dos passageiros em relação à quantidade de ônibus disponível nos terminais.

Mas a Etufor assegura que todas as medidas de segurança continuam sendo adotadas como organização da frota para evitar aglomeração, como fornecimento de álcool em gel, disposição de pias com água e sabão nos terminais, distribuição de máscaras, orientação de distanciamento social nas filas, e recomendações de que os passageiros evitem os ônibus de maior demanda e esperem um ônibus mais vago. Além de aumento da fiscalização nos terminais.

Já o metrô que voltou a funcionar parcialmente durante a fase de transição, no dia 1º, manterá a mesma quantidade de viagens nesta nova etapa, segundo a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos. Neste esquema especial de operação, as viagens ocorrem de segunda-feira a sábado, em 78 viagens na Linha Sul, 26 na Linha Oeste e 34 no VLT Parangaba-Mucuripe. Os VLTs de Cariri e de Sobral seguem suspensos.   

"Essas viagens serão destinadas preferencialmente aos deslocamentos indispensáveis, como a ida e volta para o trabalho de profissionais que exercem funções essenciais - como nas áreas de saúde, farmácia e supermercados - ou de categorias autorizadas por decreto a funcionar parcialmente", informa.

No decreto publicado ontem, o Governo do Estado estabeleceu medidas relacionadas à higienização e cuidados para a prevenção do Covid-19 no transporte coletivo público e privado nesta Fase 1. Nos coletivos públicos, é obrigatório, por exemplo, a disponibilização, em local de fácil acesso aos passageiros, preferencialmente na entrada e na saída dos veículos, de álcool em gel 70%. Bem como o uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) por todos os funcionários durante todo o itinerário do transporte coletivo e procedimentos de desinfecção para veículos, no mínimo, três vezes ao dia.

No caso de transporte coletivo privado, a ocupação dos veículos não pode exceder a capacidade de passageiros sentados.

Nas ruas, o fluxo de veículos particulares também deve se intensificar. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que continuará a monitorar o fluxo veicular atenta, principalmente, a pontos de aglomerações. "Uma operação de isolamento no Centro da Cidade, que foi iniciada no dia primeiro de junho, permanece sendo realizada para controlar a circulação nas áreas mais movimentadas. Além disso, o trabalho no entorno de agências bancárias disciplina as filas assegurando o distanciamento social", informou em nota.

 

Clique na imagem para abrir a galeria

O que diz o decreto do Governo em relação ao transporte coletivo público e privado:

Disponibilizar, em local de fácil acesso aos passageiros, preferencialmente na entrada e na saída dos veículos, de álcool em gel 70%.

Manter fixado, em local visível aos clientes e funcionários, informações sanitárias sobre higienização e cuidados para a prevenção do Covid-19

Reforçar o uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) por todos os funcionários durante todo o itinerário do transporte coletivo.

Estabelecer um procedimento de desinfecção para veículos no mínimo, três vezes ao dia: uma a noite, outra após o "pico" da manhã e outra antes do "pico" da tarde.

Articular com as autoridades responsáveis o mesmo procedimento de desinfecção dos veículos para as áreas comuns das estações e pontos de ônibus.

Manter os ambientes ventilados, evitando circular com janelas fechadas, sempre que possível. Quando for necessária a utilização do sistema de ar condicionado, deve-se evitar a recirculação do ar, desinfetar regularmente os assentos e demais superfícies do interior do veículo que são mais frequentemente tocadas pelos trabalhadores.

No caso de transporte coletivo privado, limitar a ocupação dos veículos, sem exceder à capacidade de passageiros sentados.

Adotar barreiras de proteção para separar motoristas, cobradores e vendedores de passagens

 

O que você achou desse conteúdo?