Logo O POVO+
De 2.139 internos retirados, apenas 39 voltaram para prisões no Ceará
CIDADES

De 2.139 internos retirados, apenas 39 voltaram para prisões no Ceará

Dados do Conselho Nacional de Justiça
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O Ceará já teve 2.139 internos retirados de prisões por causa da pandemia de Covid-19. E foram poucos os que voltaram: apenas 39, o que dá uma taxa de reentrada de 1,82%, conforme dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgados na última terça-feira, 22. O levantamento faz parte de pesquisa que visa avaliar os efeitos da recomendação nº 62/2020, do próprio CNJ, que prevê, entre outros, reavaliação emergencial de prisões para pessoas de grupo de risco que não foram condenadas por crimes violentos.

O CNJ fez esse levantamento em outros três estados (Alagoas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul), que tiveram, respectivamente, taxa de retorno de 0,2%, 2,2% e 1,1%. Ainda que destacando as diferentes metodologias do levantamento, o CNJ cita que estudo mais recente sobre taxas de reentrada foi de 42,5% entre 2015 e 2019. Em todo o País, entre março e maio deste ano, 32,5 mil presos tiveram concedido direito à pena alternativa, como prisão domiciliar ou monitoramento por tornozeleira eletrônica. O número representa cerca de 4% da população prisional brasileira, conforme o CNJ.

A concessão de prisão domiciliar é uma das medidas adotadas pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) em combate à pandemia de Covid-19. Conforme a SAP, as medidas seguem conforme o plano apresentado no início da pandemia. "O rigor e empenho de todos no seguimento do plano permite que o sistema prisional do Ceará seja uma referência nacional no trabalho de combate e redução de danos da Covid-19", diz a nota. Além das prisões domiciliares, eram exemplos de ações desenvolvidas proibição de saídas temporárias, isolamento de presos de grupo de risco, suspensão de visitas e assepsia diária das celas. Na última terça-feira, a pasta anunciou que o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) havia enviado aproximadamente 300 mil máscaras e quase 4 mil testes para Covid-19.

Para a advogada Ruth Leite Vieira, da Pastoral Carcerária, o número de presos cumprindo penas alternativas poderia ser maior se não fosse a “cultura do encarceramento” que persiste no País. Ela integra o Comitê Estadual no enfrentamento ao Covid-19, do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), supervisionado pelo Tribunal de Justiça do Estado(TJCE). Conforme Ruth Leite, mesmo juízes e promotores seguem sem confiar nas políticas de tratamento penal fora das prisões e avalia que ainda são altos os números de presos em regime semi-aberto e provisórios nas unidades prisionais. “Se fosse dado uma investida profunda nas medidas cautelares diversas da prisão os resultados seriam melhores. Inclusive, o sistema prisional iria ter condição de cumprir melhor sua função”.

O que você achou desse conteúdo?