Logo O POVO+
Seduc diz que adotará as "providências necessárias" para apurar as denúncias
CIDADES

Seduc diz que adotará as "providências necessárias" para apurar as denúncias

Cartola sub 18. Abre coordenada
Edição Impressa
Tipo Notícia

As denúncias em redes sociais já levaram à demissão de pelo menos 11 professores, coordenadores e estagiários de escolas particulares. Além destes, pelos menos outros dois foram afastados temporariamente. No serviço público, afastamentos e remoções são de competência da Unidade Mantenedora; no caso, a Secretaria da Educação (Seduc).

A pasta afirmou, em nota, que está ciente dos casos e adotará as "providências necessárias para que os fatos sejam apurados dentro da legalidade, seguindo os princípios da responsabilidade e da ética". A Secretaria garante que está à disposição para prestar as informações solicitadas aos órgãos responsáveis pelas investigações e que prestará assistência aos alunos e familiares.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca), recebeu denúncias de oito vítimas sobre crimes sexuais envolvendo casos divulgados com a hashtag #exposedfortal. As diligências estão divididas por compartilhamento de material pornográfico sem o consentimento das vítimas e os relatos de crimes envolvendo professores. A SSPDS enfatiza a importância de abrir boletins de ocorrência pois alguns casos só podem ser continuados se houver o registro. Os boletins podem ser registrados no site www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/.

Esta semana, deverá ser votado na Assembleia Legislativa do Ceará o projeto de lei nº 431/19, de autoria do deputado Renato Roseno (Psol), que propõe a criação, nas escolas públicas e privadas, de comissões de proteção e prevenção à violência contra a criança e o adolescente. O texto expande a lei estadual nº 13.230, que versa sobre comissões para atendimento, notificação e prevenção à violência doméstica nos colégios. Pela proposta, que tramita desde agosto do ano passado, as comissões deverão desenvolver planos de prevenção às diversas expressões de violência no ambiente escolar; notificar e tomar as medidas cabíveis, tanto do ponto de vista educacional quanto legal; implantar protocolo único de registro; e notificar os casos de suspeita de violência ao Conselho Tutelar. (Colaborou Adriely Viana )

O que você achou desse conteúdo?