Logo O POVO+
Com 2.302 assassinatos este ano, Ceará supera estatística de todo o ano de 2019
CIDADES

Com 2.302 assassinatos este ano, Ceará supera estatística de todo o ano de 2019

Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
EM 2019, Ceará registrou o menor número de homicídios na década (Foto: Fábio Lima)
Foto: Fábio Lima EM 2019, Ceará registrou o menor número de homicídios na década

O Ceará já ultrapassou neste ano todo o acumulado de assassinatos registrado em todo o ano passado. Conforme dados ainda não consolidados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), até 6 de julho último, ocorreram, pelo menos, 2.302 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) — homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Em 2019, ocorreram 2.257.

Junho se confirmou o sexto mês consecutivo de aumento no número de CVLIs. A SSPDS só divulgou dados até 28 de junho — os dados referentes aos outros dias foram retirados dos relatórios diários, também da SSPDS. Apesar disso os 326 CVLIs registrados até então representam aumento de 92,8% na comparação com os 169 CVLIs de junho de 2019

O POVO já havia mostrado, em 2 de julho, ser questão de tempo para a marca ser batida. Naquela ocasião, a SSPDS se pronunciou por meio de nota que afirmava que a estratégia de combate à criminalidade no Estado foi "impactada" pela paralisação da Polícia Militar em fevereiro último. "Houve diminuição do policiamento ostensivo e foi verificado o acirramento da rixa entre grupos criminosos, o que incidiu no aumento de CVLIs, durante e após o motim, ampliando uma problemática que é nacional".

 

O que você achou desse conteúdo?