Logo O POVO+
Conselho Nacional de Educação aprova novas recomendações para aulas presenciais
CIDADES

Conselho Nacional de Educação aprova novas recomendações para aulas presenciais

Edição Impressa
Tipo Notícia

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nessa terça-feira, 7 de julho, um novo parecer com orientações para a volta da aprendizagem no ambiente físico.

O documento, elaborado pelo órgão, traz recomendações para as escolas brasileiras, em geral, como a observação dos protocolos sanitários nacional e local, capacitação de professores e colaboradores, acolhimento da comunidade escolar e cuidado com as questões socioemocionais dos alunos, e o planejamento das atividades de recuperação dos estudantes. Além disso, o CNE ainda alerta sobre a importância da flexibilização acadêmica, regulatória e da frequência escolar, que inclui a possível extensão do ano letivo para 2021 e ações para evitar o aumento da reprovação dos alunos.

"Foi bastante reforçada a recomendação para se evitar a reprovação. Esse não é o ano em que deveríamos pensar em reprovar, mas em não deixar nenhum aluno para trás", diz Mozart Neves, especialista em educação e conselheiro do CNE. Segundo ele, é preciso pensar em estratégias para evitar que a desigualdade leve a um abandono escolar ainda maior

Com a votação e a aprovação por unanimidade, na última terça-feira, 7, agora o documento será revisto e seguirá para o Ministério da Educação (MEC) para a homologação nos próximos dias. "Os gestores escolares e as famílias estão repletos de dúvidas sobre a retomada das aulas presenciais, principalmente sobre as atividades realizadas on-line, que poderão ou não ser validadas como hora/aula, se os alunos poderão ser reprovados em 2020 e até como planejar o calendário de retorno", afirma Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.

A relatora do parecer aprovado no Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães, participará de um bate-papo ao vivo, hoje, 9, para esclarecer todas as dúvidas das escolas e famílias sobre esse assunto, e os desdobramentos desse pronunciamento para a volta às aulas presenciais.

A live Educação #EmFamília acontecerá no canal da Conexia Educação, no YouTube, a partir das 17h. A transmissão é gratuita e aberta ao público. (AE)

 

O que você achou desse conteúdo?