Logo O POVO+
Fortaleza está entre as capitais com menor redução na busca por transporte público
CIDADES

Fortaleza está entre as capitais com menor redução na busca por transporte público

Operando com 70% da capacidade, Etufor registra média de 43% da demanda de usuários no início da fase 3 de flexibilização. Não há previsão para retorno total da frota
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Disponibilização de álcool em gel 70% é orientada pelo Decon às empresas (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Disponibilização de álcool em gel 70% é orientada pelo Decon às empresas

Fortaleza foi a capital brasileira que registrou maior redução no uso de transporte público entre o fim de março e o início de junho. A taxa que acompanhou a evolução do isolamento social na Cidade agora segue o ritmo da retomada das atividades econômicas. Ontem, 8, entre nove capitais monitoradas pelo aplicativo Moovit, Fortaleza era a segunda capital com menor redução na busca por transporte coletivo, antecedida por Brasília.

O levantamento tem como referência o dia 15 de janeiro de 2020, data que o aplicativo considera o fluxo normal de pessoas pelas cidades. Por esse parâmetro, ontem, 48,8% dos fortalezenses procuraram por linhas de ônibus e suas paradas. Em 1º de junho, o número chegou a 25%, ou seja, uma redução de 75%; agora, a redução é de 51,2%. Em Brasília, a diminuição é de 42,4% enquanto em Salvador, capital com maior queda no momento, o índice é de 65,5%.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a demanda de passageiros na Cidade é monitorada diariamente. Nos primeiros dois dias da Fase 3 de reabertura da economia, foi apresentada uma média de 43% da demanda de usuários, quando comparados com dias úteis típicos, pré-pandemia. São 397.348 mil passageiros utilizando os ônibus diariamente na Capital.

Para atendê-los, a operação das linhas conta com 70% do quadro (o equivalente a 1.200 veículos), com acréscimo eventual de 218 ônibus extras para as linhas de maior procura. Segundo o órgão, os terminais mais utilizados são Siqueira, Parangaba e Antônio Bezerra. Em nota, a Etufor informou que "a oferta volta a ser integral ao tempo em que sejam retomadas todas as atividades e houver demanda que a justifique".

Outro meio com intenso fluxo de passageiros são as linhas de metrô e VLT. A operação dos trens em Fortaleza e Região Metropolitana foi retomada no dia 1º de junho. Desde então funcionam em horários especiais destinados "preferencialmente aos deslocamentos indispensáveis". De acordo com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), entre os dias 29 de junho e 4 de julho, a Linha Sul transportou 68.289 passageiros. Na Linha Oeste, foram 20.102 usuários e no VLT Parangaba-Mucuripe, 17.806 pessoas.

Em nota ao O POVO, a Companhia informou que "ainda nesta semana será ampliado o horário da Linha Sul, que passará a operar continuamente, de 5h35 às 20h56, sem intervalo". A linha é a maior do sistema metroviário cearense, tanto em quantidade de passageiros, quanto em extensão e número de estações.

O que você achou desse conteúdo?