Fortaleza foi a capital brasileira que registrou maior redução no uso de transporte público entre o fim de março e o início de junho. A taxa que acompanhou a evolução do isolamento social na Cidade agora segue o ritmo da retomada das atividades econômicas. Ontem, 8, entre nove capitais monitoradas pelo aplicativo Moovit, Fortaleza era a segunda capital com menor redução na busca por transporte coletivo, antecedida por Brasília.
O levantamento tem como referência o dia 15 de janeiro de 2020, data que o aplicativo considera o fluxo normal de pessoas pelas cidades. Por esse parâmetro, ontem, 48,8% dos fortalezenses procuraram por linhas de ônibus e suas paradas. Em 1º de junho, o número chegou a 25%, ou seja, uma redução de 75%; agora, a redução é de 51,2%. Em Brasília, a diminuição é de 42,4% enquanto em Salvador, capital com maior queda no momento, o índice é de 65,5%.
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a demanda de passageiros na Cidade é monitorada diariamente. Nos primeiros dois dias da Fase 3 de reabertura da economia, foi apresentada uma média de 43% da demanda de usuários, quando comparados com dias úteis típicos, pré-pandemia. São 397.348 mil passageiros utilizando os ônibus diariamente na Capital.
Para atendê-los, a operação das linhas conta com 70% do quadro (o equivalente a 1.200 veículos), com acréscimo eventual de 218 ônibus extras para as linhas de maior procura. Segundo o órgão, os terminais mais utilizados são Siqueira, Parangaba e Antônio Bezerra. Em nota, a Etufor informou que "a oferta volta a ser integral ao tempo em que sejam retomadas todas as atividades e houver demanda que a justifique".
Outro meio com intenso fluxo de passageiros são as linhas de metrô e VLT. A operação dos trens em Fortaleza e Região Metropolitana foi retomada no dia 1º de junho. Desde então funcionam em horários especiais destinados "preferencialmente aos deslocamentos indispensáveis". De acordo com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), entre os dias 29 de junho e 4 de julho, a Linha Sul transportou 68.289 passageiros. Na Linha Oeste, foram 20.102 usuários e no VLT Parangaba-Mucuripe, 17.806 pessoas.
Em nota ao O POVO, a Companhia informou que "ainda nesta semana será ampliado o horário da Linha Sul, que passará a operar continuamente, de 5h35 às 20h56, sem intervalo". A linha é a maior do sistema metroviário cearense, tanto em quantidade de passageiros, quanto em extensão e número de estações.