Logo O POVO+
Dois dos 17 presos que fugiram do IPPOO II são recapturados
CIDADES

Dois dos 17 presos que fugiram do IPPOO II são recapturados

Presos fugiram usando "terezas". Cadeados das alas e das celas estavam abertos. DAI investiga o caso
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Uma fuga de 17 presos foi registrada no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza) na madrugada de ontem, 21. Conforme a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), os detentos escaparam após pular o muro da unidade utilizando cordas feitas com lençóis ("terezas").

A SAP ainda afirmou ter colocado em campo equipes, junto a outras forças de segurança pública, nas buscas pelos foragidos. Até as 20h, apenas dois dos fugitivos haviam sido recapturados. Irisvando Rafael da Silva, de 22 anos, conhecido como Nego da Titia, foi o primeiro, ainda pela manhã. O outro foi Rafael da Hora Rodrigues, conhecido como Cocada, de 24 anos. Entre os detentos estavam homens condenados por homicídios e tráfico de drogas. O POVO apurou que, pelo menos, alguns deles pertenciam à facção Guardiões do Estado (GDE).

Entre eles, está Rogério Araújo de Freitas, o "Chocolate", condenado a 78 anos de prisão pelo assassinato e tortura de três mulheres no bairro Vila Velha, em 2018. Outro foragido que responde a crimes de grande repercussão é Robson Fernandes de Lima, que é réu pela chacina que deixou quatro mortos em Serra Pelada (Maranguape, na Grande Fortaleza), em 2018. Ele também integra a GDE.

O POVO apurou que os cadeados da ala e das celas onde estavam os fugitivos estavam abertos. Todos eles pertenciam a duas celas da mesma ala. Fonte ligada ao sistema penitenciário, de identidade preservada, afirmou não haver confirmação técnica se os cadeados foram abertos com chaves ou se foram arrombados. Outra fonte, também do sistema penitenciário, afirmou ser impossível que os detentos tivessem como colocar as mãos nos cadeados. Ele afirmou que a unidade é considerada modelo, já passou por reformas e que a estrutura dificulta a fuga dos presos.

A SAP afirmou que, para não prejudicar o trabalho da investigação que está em curso, prefere não detalhar as cenas e elementos do local da fuga. A pasta, porém, informou que o efetivo funcional do plantão na madrugada foi prestar "os devidos esclarecimentos" na Delegacia de Assuntos Internos (DAI), da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). (Com informações de Jéssika Sisnando e Angélica Feitosa)

 

Fugitivos do IPPOO 2

- Paulo Sergio Santana Herculano

- Gleison Romario Ribeiro de Sousa

- Robson Fernandes de Lima

- Tiago Rufino Sabino Rodrigues

- Romario Neves Cajazeira

- Irisvando Rafael da Silva CAPTURADO

- Lucas Mariano Oliveira, "Rato"

- Pedro Henrique Delfino Bezerra

- Pedro Henrique Pereira da Silva

- Antonio Edinaldo Soares de Oliveira

- Rafael da Hora Rodrigues CAPTURADO

- Paulo Cesar da Silva Lopes

- Rogerio Pereira Correia

- Paulo Sergio da Silva Queiroz

- Patrick Ribeiro Silva

- Wessly Alves da Silva

- Rogerio Araujo de Freitas

 

O que você achou desse conteúdo?