Logo O POVO+
Espigões serão transformados em shoppings a céu aberto
CIDADES

Espigões serão transformados em shoppings a céu aberto

Tempo de cessão para iniciativa privada será de 18 anos. São previstas 22 unidades comerciais compostas por containers
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
TRECHO EM OBRA ao lado do espigão da avenida Rui Barbosa (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima TRECHO EM OBRA ao lado do espigão da avenida Rui Barbosa

A proposta da Prefeitura para os espigões das avenidas Desembargador Moreira e Rui Barbosa é transformá-los em open malls. Para isso, a gestão pública lançou edital para concessão dos espaços à iniciativa privada. Segundo o documento, a empresa escolhida por meio da licitação será responsável por instalar, gerir, operar e garantir a manutenção de empreendimentos nos locais.

O tempo de cessão será de 18 anos, passível de prorrogação, e valor mínimo a ser pago pela empresa, durante o período, é de R$ 4.170.661. A expectativa é que a concessão gere "um retorno financeiro e cultural para Fortaleza".

O edital traz um programa referencial que baseia o modelo que deverá ser implantado. São previstas 22 unidades comerciais compostas por containers de 29m². As lojas poderão funcionar como bares, lanchonetes e restaurantes, além de locais de venda de artigos esportivos, moda, artesanatos. Poderão funcionar ainda empreendimentos de serviços.

Realização de eventos, como desfiles, exposições de arte e festas, também é um uso sugerido. Espaços com árvores e adoção de placas fotovoltaicas completam o programa referencial. A empresa deve apresentar prazos para cinco fases da obra (elaboração dos projetos executivos; licenciamento e obras; construção; entrega e licenciamento; início e desenvolvimento da operação).

 

O que você achou desse conteúdo?