O Brasil registrou 1.284 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos pela doença a 82.771, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta, 22.
De terça para quarta, o País registrou 67.860 novos casos de coronavírus, mais um recorde diário de confirmações da doença, superando o anterior, registrado em 19 de junho, quando foram contabilizados 54.771 casos do novo coronavírus. Com isso, o número de infectados chegou a 2.227.514. Desse total, 1.532.138 (68,8%) correspondem aos recuperados e 612.605 (27,5%) ainda em acompanhamento.
O dado do ministério não significa que todas as mortes ocorreram nas últimas 24h. Os casos, no entanto, estavam em investigação e foram confirmados neste período. Há ainda cerca de 3.795 mortes em investigação.
Na sexta-feira passada, 17, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a pandemia atingiu um "platô" no Brasil, instando o país sul-americano a aproveitar a oportunidade de controlar infecções. Especialistas estimam que esse número esteja subestimado devido à falta de testes no país. Além de distribuir menos testes do que o projetado, o governo Jair Bolsonaro também tem feito entregas de kits incompletos, sem um dos reagentes essenciais para processar as amostras.
Um dos indicadores de que a pandemia cresce é o número de mortos em sete dias, que oscila acima de 1.000 por mais de um mês, com amplas disparidades regionais.
As curvas estão progredindo acentuadamente nas áreas afetadas mais tarde, principalmente no sul e no centro-oeste, enquanto se estabilizam ou declinam em estados como Ceará, São Paulo ou Rio de Janeiro, os primeiros afetados.
No cálculo de mortes por milhão de habitantes, a média brasileira permanece menos grave do que em outros países. O País registra 388 óbitos para cada milhão de habitantes, frente a 429 nos Estados Unidos, 608 na Espanha e 670 no Reino Unido, embora esses dois últimos tenham conseguido reduzir a curva de mortes e infecções semanas atrás.
Em números absolutos, o Brasil é o segundo país com mais casos da doença no mundo. Só perde para os Estados Unidos, que somam 3 941.741 de contaminações confirmadas, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. O terceiro país mais afetado é a Índia, com 1.193.078 casos. Os três juntos são responsáveis por quase metade de todos os casos registrados no mundo.
No dia 16 de julho, o País alcançou a marca de 2 milhões de casos de Covid-19 e em menos de 6 dias foram mais de 207 mil novas infecções. (AE)