Logo O POVO+
Média diária de óbitos no Ceará é 79,8% menor do que semana de pico
CIDADES

Média diária de óbitos no Ceará é 79,8% menor do que semana de pico

Cerca de 120 dias após os primeiros registros de óbitos por Covid-19, são contabilizadas 28,6 mortes por dia. Estado soma 7.411 vidas perdidas em decorrência do novo coronavírus
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CEMITÉRIO Parque Bom Jardim, em Fortaleza, em registro de maio, quando a epidemia chegava ao ápice no Ceará   (Foto: Jarbas OLIVEIRA / AFP)
Foto: Jarbas OLIVEIRA / AFP CEMITÉRIO Parque Bom Jardim, em Fortaleza, em registro de maio, quando a epidemia chegava ao ápice no Ceará

Quatro meses após as primeiras confirmações de óbitos por Covid-19 no Ceará, a média diária de mortes pela doença é de 28,6. O dado foi registrado na Semana Epidemiológica (SE) 29 (de 12 a 18 de julho). Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o ápice no número de mortes foi contabilizado na SE 21 (entre 17 e 23 de maio), com média de 141,6 óbitos em decorrência da infecção por dia. Se comparado ao período de pico, a última semana apresenta redução de 79,8% na média de óbitos por dia.

Segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), no dia 24 de março, três pessoas morreram infectadas com o novo coronavírus.

Ao todo, foram 7.411 mortes pela doença desde o início da disseminação. São 156.265 casos de Covid-19 registrados oficialmente, conforme atualização feita às 17h08min ontem, 23, na plataforma IntegraSUS. Foram 1.884 novos casos confirmados e 82 mortes inseridas no sistema com relação ao dia anterior. Nas últimas 24 horas, segundo a Sesa, ocorreram 11 óbitos. São 129.221 pacientes recuperados do novo coronavírus no Estado.

Fortaleza segue com o maior número de casos, concentrando 40.683 confirmações e 3.643 óbitos. Os números representam 26% e 49,2% do total do Ceará, respectivamente. Cento e setenta e três municípios do Ceará confirmaram óbitos, o que corresponde a 95,6% do total, conforme boletim epidemiológico semanal publicado ontem, 23, pela Sesa.

Pessoas com 60 anos ou mais representam 77,6% dos óbitos por Covid-19. Do total, 5.177 (71,2%) apresentavam doenças crônicas pré-existentes, 9 (0,12%) estavam gestantes e 14 (0,19%) puérperas. A evolução da doença, considerando a data de início de sintomas e a data do óbito, foi de 15,1 dias, em média. Considerando o local do óbito, 388 (5,3%) ocorreram no domicílio.

Atualmente alvos de maior preocupação no Ceará quanto aos indicadores da infecção, as regiões Centro-Sul e Cariri apresentam tendência de estabilidade. Durante live na noite de ontem, o governador do Estado, Camilo Santana (PT), afirmou que os indicadores apontam o término do pico de transmissão do coronavírus para esses territórios, em especial nos municípios maiores.

Na transmissão ao vivo, o chefe do Executivo Estadual pontuou que todo o Ceará registra queda de números do coronavírus, principalmente em Fortaleza. "A macrorregião de Fortaleza, e também a macrorregião Norte estão em melhora. A situação também está estável no litoral Leste e Jaguaribe. De forma geral, o Ceará tem diminuído os números da pandemia", afirmou.

Hoje, será realizada reunião do Comitê Científico estadual, onde é avaliado o andamento do plano de retomada da economia cearense. O retorno das atividades retiradas da fase 4 em Fortaleza, como academias, aulas presenciais de escolas, bares e eventos, deve ser discutido.(Colaborou Matheus Facundo)

 

O que você achou desse conteúdo?