Logo O POVO+
Poder público alerta para cuidados ao cancelar matrículas na rede privada
CIDADES

Poder público alerta para cuidados ao cancelar matrículas na rede privada

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Há um "fenômeno" de cancelamento de matrículas na rede particular neste período de aulas remotas devido à pandemia do novo coronavírus, principalmente na pré-escola e no ensino infantil. É assim que analisa o Flávio Corte, coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije) do Ministério Público do Ceará (MPCE). O movimento de pais e responsáveis também é observado pela Defensoria Pública do Estado (DPCE).

Apesar de a quebra de contrato no ensino privado ser permitido, as crianças em idades escolar precisam ser matriculadas em outra instituição de ensino. Caso haja retorno à rede privada, é preciso comprovar que o aluno teve aula durante o período da pandemia. "Ele não pode simplesmente ficar em casa. O homeschooling ainda não é regulamentado no Brasil. Se o pai tirou por questões financeiras, a rede pública pode receber. Agora, se tirou, mas não matriculou, o pai ainda pode vir a ser responsabilizado. Mas será analisado com os casos concretos e até ser considerado abandono intelectual", pontua Flávio.

Mariana Lobo, supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria, cita lei aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará que proíbe a cobrança de taxa no cancelamento da matrícula. Ela frisa que os menores não têm autonomia para as aulas remotas e os pais, com retomada econômica no Estado, não conseguem auxiliar os filhos, já que muitos voltaram a trabalhar presencialmente. Além disso, há redução na renda dos responsáveis e a dificuldade de renegociação por parte das escolas.

"O serviço de aula online não é o mesmo que foi contratado. Claro que por motivo de força maior. Por isso, as relações de consumo tem de ser atualizadas", sugere.

Ainda está em discussão o Plano de Retomada das Atividades Presenciais, conforme a Secretaria da Educação do Ceará. O texto deve nortear a continuidade ao ano letivo de forma presencial na rede pública estadual de ensino.

 

O que você achou desse conteúdo?