Logo O POVO+
Fiscalizações dispersam aglomerações e notificam estabelecimentos
CIDADES

Fiscalizações dispersam aglomerações e notificam estabelecimentos

| Fim de semana | Ações para dispersar a população foram realizadas em trechos da Praia de Iracema e ruas do Centro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Agentes da Agefis retiram guarda sol e ambulantes da faixa de praia
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Agentes da Agefis retiram guarda sol e ambulantes da faixa de praia

No contexto em que o Ceará ainda atravessa a pandemia de Covid-19 e segue sob decreto de distanciamento social, inúmeras pessoas reuniram-se na Praia de Iracema na tarde de ontem, 26. As aglomerações foram dispersadas por ações da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e Comando Tático Motorizado (Cotam), da PMCE.

Uma das áreas em que O POVO registrou aglomeração foi o Aterrinho da Praia de Iracema. No local, entre o Espigão da rua João Cordeiro e a Ponte dos Ingleses, agentes da Agefis realizaram fiscalização para retirada de guarda-sóis após as 16 horas e dispersão das pessoas presentes.

No trecho entre a Ponte Metálica e a Ponte dos Ingleses, chamado Havaizinho, também houve aglomeração e fiscalização por parte dos agentes. Amplamente divulgado na última semana, um "encontrão" marcado para o domingo, a partir das 14 horas, não chegou a acontecer. A peça de divulgação informava que haveria "luau, som, bebidas e muito mais". Em nota, a assessoria da PMCE afirmou que um estabelecimento foi notificado por aglomeração.

Nas redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) reforçou a necessidade de a população não "relaxar nos cuidados" para prevenir a Covid-19 e a presença da fiscalização nos municípios. "Temos visto aglomerações injustificáveis e casos de desrespeito ao uso de máscara na Capital e no Interior. Isso é muito sério! Não voltamos à normalidade", escreveu.

Operações da Agefis e da PMCE foram realizadas desde quinta-feira, 23, e, até o último sábado, 11 estabelecimentos comerciais de Fortaleza haviam sido fiscalizados. Parte da Operação Sossego, as ações resultaram em dois autos de infração e três notificações, além de duas abordagens para dispersão de aglomeração em bares e restaurantes.

Segundo a Agência, entre as irregularidades estavam o funcionamento em horário não permitido pelos decretos estadual e municipal e a obstrução de espaço público com mesas e cadeiras. Também houve apreensão de paredão de som.

A Operação Sossego durou até a noite de ontem, e o balanço das ações deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira, 27. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), o objetivo foi de fiscalizar bairros com o maior número de bares e restaurantes em Fortaleza e na Região Metropolitana (RMF) para verificar o cumprimento do Decreto Estadual nº 33.684, de 18 de julho.

A ação é desempenhada pelo Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e pelo Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), com apoio do Policiamento Ostensivo Geral (POG). A fiscalização na Praia de Iracema também fez parte da Operação Sossego.

Na manhã de sábado, a Agefis também realizou ações para dispersar aglomeração e retirar ambulantes na rua José Avelino, em ruas do entorno e em outras áreas do Centro. (Colaborou Lais Oliveira/Especial para O POVO)

 

O que você achou desse conteúdo?