Logo O POVO+
Críticas ao governo federal é ponto consensual
CIDADES

Críticas ao governo federal é ponto consensual

MEC. Responsabilidades
Edição Impressa
Tipo Notícia

A Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Heulália Charalo Rafante, e a gerente de implementação de projetos no Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo, teceram ainda críticas ao Ministério da Educação (MEC).

Infectado pela Covid-19, o ministro Milton Ribeiro, recém-empossado como titular da Pasta, está afastado das obrigados para recuperação da doença. No entanto, os problemas e as polêmicas envolvendo o órgão máximo da educação no País seguem. Desta vez, o problema apontado pelas especialistas trata sobre a falta de articulação do órgão junto aos estados e municípios para enfrentar a pandemia do novo coronavírus no ensino.

“Nós não podemos deixar de fazer a crítica ao Governo Federal, que trabalha num aspecto meritocrático e descaso total com a educação. A manutenção do Enem é mais um reflexo no que se refere à meritocracia. Até uma propaganda do Governo Federal, onde o Ministério dizia que cada um nas suas condições consigam estudar nesse cenário”, crítica Heulália. Para ela, as atitudes do MEC ampliam o abismo das desigualdades no processo de aprendizado na educação do Brasil.

Maria Júlia diz que é preciso abrir maior diálogo com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio para encontrar as melhores saídas. “A gente tem uma descoordenação a partir da atuação do MEC que não assumiu suas responsabilidades. Não assumiu seu papel de coordenação por ausência ou descaso. Por tanto, cada um dos estados e dos municípios tiveram de ir fazendo suas soluções. Esse apoio que era super necessário, neste momento, todos os sinais é de que não acontecerá.”

O que você achou desse conteúdo?