Logo O POVO+
Apenas oncologia não teve queda de atendimentos
CIDADES

Apenas oncologia não teve queda de atendimentos

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Um plano gradual de retorno nos postos de saúde teve início em junho e, de acordo com a Secretaria, somente entre os dias 20 e 27 deste mês, foram registrados mais de 59,6 mil agendamentos de consultas. A pasta destaca como mais procurados os serviços de ortopedia, gineco-obstetrícia, neurologia, otorrinolaringologia, oncologia, oftalmologia e urologia. Os exames de eletrocardiograma e mamografia, além das cirurgias de catarata, também estão entre as maiores demandas.

"Todas elas tiveram uma queda (durante os meses) da pandemia, com exceção da oncologia clínica", pontua o coordenador das Redes de Atenção Primária, Rui de Gouveia. "O que aconteceu foi que o Instituto do Câncer passou a oferecer novamente consultas para a rede municipal. Ao mesmo tempo, são consultas que não podem parar porque as pessoas com câncer não podem ficar esperando", explica. De janeiro até a última quinta-feira, foram 17.817 agendamentos para a especialidade.

Os registros da SMS indicam que abril e maio foram os meses com menos marcações para os serviços com maior procura no postos. Foram 4.359 e 4.203, respectivamente. Gineco-obstetrícia, consultas em otorrinolaringologia e cirurgias de catarata chamam atenção nessa queda: as três reduziram em cerca de 90% em abril quando comparadas a março. Além disso, como as demais, já vinham em queda desde janeiro. Na contramão está a oncologia, que teve crescimento expressivo de fevereiro para março, queda em maio e desde então cresce.

O coordenador explica ainda que a oferta geral dos serviços no início do ano tende a ser menor e subir a partir de março. "Isso por causa das disponibilidades dos prestadores. Nesse caso, depois que voltaram foi uma demanda tão expressiva", esclarece. Quanto aos exames, Gouveia explica que mamografia e eletrocardiograma têm alta demanda e atendimento por ser tanto exames de rastreamento quanto de rotina para pacientes em maior risco.

 

O que você achou desse conteúdo?