Logo O POVO+
Conheça dúvidas, mitos e verdades acerca da doação
CIDADES

Conheça dúvidas, mitos e verdades acerca da doação

Edição Impressa
Tipo Notícia

O medo e a desinformação podem ocasionar muitas dúvidas durante o período de amamentação do bebê, principalmente em mães de primeira viagem. Segundo a enfermeira obstetra do banco de leite humano da Meac e doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Rosy Pinheiro de Oliveira, é importante esclarecer as verdades, dúvidas e mitos acerca do aleitamento materno.

Até os seis meses de idade, o leite materno deve ser o único alimento do bebê? Verdade. O bebê deve mamar exclusivamente até os seis meses, pois até essa idade o leite materno tem tudo o que ele precisa. Não precisa dar água, líquidos ou outros alimentos.

O aleitamento materno previne doenças na vida adulta do bebê? Verdade. Além de prevenir contra diarreias, desnutrição e outras infecções, estudos mostram que o leite materno é fator de proteção para algumas doenças crônicas na vida adulta.

Nos primeiros meses de vida, a mãe não deve oferecer bicos e chupetas? Verdade. Bicos e mamadeiras podem prejudicar a amamentação.

Estresse e nervosismo atrapalham a produção de leite? Verdade. Um dos hormônios relacionados à amamentação, a ocitocina, estar relacionado ao bem-estar da mãe. É importante apoio e compreensão para as mães que estão amamentando.

Depois do nascimento do bebê, as mães ainda devem evitar o consumo de álcool, cigarros, cafeína e medicamentos? Verdade. Álcool e cigarros devem ser evitados sempre. A alimentação da mãe que amamenta deve ser aquela mais saudável, sem exageros. E quanto aos medicamentos devem ser informados ao médico que prescrever, pois nem todos são compatíveis a amamentação.

Tomar sol nos seios ajuda na amamentação? Dúvida. O banho de sol foi muito tempo recomendado, principalmente para as fissuras (feridas) na mama. Mas para fissuras o mais importante, na maioria dos casos, é posicionamento e pega adequados. Na dúvida, procurar ajuda profissional.

Existe leite fraco? Mito. Não existe leite fraco. O leite da própria mãe é o melhor para seu filho.

É necessário fazer o revezamento entre os seios? Verdade. Os dois precisam ser estimulados para produzir leite e também para evitar o ingurgitamento ("peito pedrado").

Amamentar aumenta os seios, mas os deixam caídos e flácidos? Mito. Os seios podem aumentar com a gravidez e amamentação, mas não é a amamentação que vai deixar os seios "caídos".

A criança deve mamar a cada duas ou três horas? Mito. A criança deve amamentar em livre demanda. Quando quiser. Não restringir horário.

A amamentação deve ser suspensa com o fim da licença-maternidade? Mito. Se a mãe precisar retornar ao trabalho deve continuar a amamentação quando estiver em casa e pode retirar e armazenar o leite para ser oferecido enquanto ela trabalha.

Existe posição ideal para amamentar? Mito. A posição é a que a mãe e bebê possam se sentir mais confortáveis.

Compressa de água quente resolve o problema de leite empedrado? Mito. Para "peito pedrado" o importante é massagear as mamas e ordenhar aquele leite em excesso.

O leite materno transmite o novo coronavírus? Mito. Até o momento não houve comprovação de transmissão pelo leite humano.

Com a Covid-19, a amamentação deve ser interrompida? Mito. Os benefícios do leite humano superam os riscos. Continuar amamentando e tomando as precauções, como lavar as mãos antes e depois e uso de máscaras.

Fonte: Rosy Pinheiro de Oliveira, enfermeira obstetra do banco de leite humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) e doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

O que você achou desse conteúdo?