Logo O POVO+
Entidades dos professores rejeitam retorno às aulas presenciais este ano
CIDADES

Entidades dos professores rejeitam retorno às aulas presenciais este ano

Ensino remoto
Edição Impressa
Tipo Notícia

Entidades representativas dos professores estão mais próximas do que versa o parecer do Conselho Estadual de Educação (CEE), que recomenda aulas remotas até o fim de dezembro. Por outro lado, o Conselho Municipal de Educação (CME) recomenda retorno escalonado e revezamento dos estudantes.

"Nós entendemos que ainda não é o momento de falar em retorno. Falar de voltar às aulas causa ansiedade para muitos profissionais", diz Reginaldo Pinheiro, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará e nas Secretarias ou Departamentos de Educação (Apeoc).

Para ele, é preciso que o plano em elaboração não seja algo "para inglês ver". "Não pode ser um programa que não tem alcance. É necessário atender e ter um diagnóstico da saúde do professor e definir política de prevenção e promoção da saúde pública nesta área".

O retorno também preocupa Bruno Rocha, presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc). Segundo ele, a pressão para continuar o calendário acadêmico e voltar com aulas remotas elevou a pressão sob os profissionais que, segundo ele, "estão se sentindo incapazes de realizar todas as tarefas
neste momento".

O representante cita que a preocupação com o psíquico dos docentes incomodou para ações efetivas ainda em abril. Naquele mês, a entidade organizou com professores do Curso de Psicologia da UFC um acolhimentos aos doentes. Uma abertura para o diálogo. "A gente defende que a retomada seja mais tranquila. Temos relatos de professores muito preocupados. Muita gente colocando o elemento de tarefas duplicadas ou triplicadas", sugere.

 

O que você achou desse conteúdo?