Logo O POVO+
Secretaria da Educação de Fortaleza promete ampliar quadro de psicólogos
CIDADES

Secretaria da Educação de Fortaleza promete ampliar quadro de psicólogos

Acolhimento
Edição Impressa
Tipo Notícia

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que 12 psicólogos serão contratados para atender profissionais, alunos e famílias da rede a partir de agosto, por meio do Serviço de Psicologia Escolar. A investida deve fortalecer o Projeto Sintonia, que presta apoio remoto aos profissionais da educação neste período de pandemia.

"São aproximadamente 100 psicólogos municipais capacitados para atuar no Projeto Sintonia, contando com uma equipe de supervisores e um psiquiatra de referência caso seja preciso interconsulta ou encaminhamento. Será possível também orientar, avaliar e realizar encaminhamentos à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)", comentou em nota.

A pasta municipal também pontuou que os profissionais da educação podem ser acompanhados pelo Grupo de Apoio à Saúde Mental dos Professores em Tempos de Covid-19 (GASP), do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor). "As atividades, realizadas por meio de videoconferência, são rodas de conversa, para possibilitar a troca de experiências e suporte social e psicológico."

Por sua vez, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) destaca que, em julho último, promoveu o primeiro encontro, por videoconferência, dos psicólogos educacionais com gestores e coordenadores pedagógicos. O órgão frisa que os momentos serão realizados quinzenalmente e têm como objetivo atender a comunidade escolar.

A Secretaria lista a "Conexão Seduc: diálogos e experiências sobre os estudos domiciliares", com a finalidade de aprimorar a experiência de professores e gestores nesse período de distanciamento social. "Trata-se de uma série de encontros virtuais, em formato de palestras, colóquios temáticos e fóruns para trocas de conhecimentos".

Conforme a Pasta, a questão está contemplada no currículo da rede desde 2018, com a Política de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais.

O que você achou desse conteúdo?